6 truques que as pessoas bem-sucedidas usam para serem mais produtivas

Uma boa chance de conseguir entender como podemos ser mais produtivos e alcançar objetivos mais rápido é observar as pessoas bem-sucedidas 

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Todo mundo quer alcançar seus objetivos o mais rápido possível. Mas geralmente é mais fácil falar do que concretizar. Uma boa chance de conseguir entender como podemos ser mais produtivos e alcançar objetivos mais rápido é observar as pessoas bem-sucedidas.

O Business Insider selecionou 6 truques que Mark Zuckerberg, Bill Gates, Elon Musk e outros executivos usam para atingir seus objetivos ao longo do dia e que podem ser úteis para você. Confira:

Mark Zuckerberg: simplifique suas escolhas

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Todos nós temos que tomar inúmeras decisões ao longo do dia. Isso faz parte, mas às vezes, muitas escolhas podem nos sobrecarregar. Um estudo de Stanford mostra que tomar muitas decisões seguidas pode causar efeitos biológicos como fadiga e mudança de humor repentina. Para evitar efeitos negativos desse tipo no dia a dia, o CEO do Facebook – cujas escolhas impactam diretamente uma empresa de US$ 480 bilhões – elimina decisões desnecessárias.

E esse hábito se aplica em todas as áreas da sua vida. Por exemplo, Zuckerberg usa uma espécie de “uniforme”: jeans, tênis e uma camiseta cinza para trabalhar.  Ao adotar um uniforme confortável, o CEO ajuda a evitar a fadiga das decisões, o que pode resultar em impulsividade e indecisão. Reduzir o número de escolhas que você precisa fazer ao longo do dia é uma ótima maneira de ser mais produtivo, porque segundo Zuckerberg, você consegue focar nos objetivos verdadeiramente importantes. 

Bill Gates e Elon Musk: segmente seu horário ao longo do dia

Continua depois da publicidade

Bill Gates e Elon Musk são muito ocupados e têm a agenda com horários apertados com muitos compromissos seguidos. Na verdade, ambos mantêm um planejamento do que vão fazer a cada 5 minutos durante o dia. Tudo é planejado, até o minuto.

A dica pode parecer extrema, mas é uma boa opção para quem quer fazer mais coisas em 24 horas. Esse tipo de organização pode aumentar sua produtividade para concretizar mais tarefas em um dia.  A segmentação em pequenos blocos de horários durante o dia, não precisa ser exatamente de 5 minutos. A questão é sempre dividir o tempo para conseguir cumprir todas as tarefas e se organizar melhor, inclusive para tirar um tempo para descanso.

Oprah Winfrey: identifique por que você procrastina

Não se sinta mal por procrastinar. Até mesmo a Oprah deixa tarefas importantes para depois. Mas apresentadora tem uma maneira infalível de quebrar o ciclo de procrastinação. Ela se pergunta: “O que vai acontecer se eu não fizer essa tarefa agora e por que tenho medo desse confronto?”. 

A verdade é que geralmente procrastinamos por um motivo. Ao identificar, examinar e confrontar esse motivo de frente, podemos superá-lo e continuar trabalhando em direção aos nossos objetivos. 

Bill Gates, Sheryl Sandberg e Richard Branson: anote suas ideias e coisas importantes

O fundador da Microsoft, a COO do Facebook e fundador do grupo Virgin têm algo em comum. Além de serem pessoas muito bem-sucedidas em seus segmentos, eles mantêm o hábito de escreverem suas ideias e coisas importantes que não podem esquecer ao longo do dia. Gates, Sandberg e Branson carregam caderno e caneta em todos os momentos. Quando a inspiração chega, anotam a ideia por escrito para não esquecê-la, ou quando uma reunião aparece ou tarefa importante que não pode ser deixada de lado. Tudo é anotado em uma agenda ou caderno pessoal, para se organizar melhor ao longo do dia.  

Jeff Bezos: não desperdice seu tempo em reuniões

Reuniões podem ser uma enorme perda de tempo. E nem sempre são efetivas. É por isso que o CEO da Amazon mantém uma regra estrita quando se trata de reuniões. Ele nunca teve uma reunião onde duas pizzas não podiam alimentar todo o grupo. Por que duas pizzas? Segundo ele, quanto mais pessoas têm em uma reunião, menos eficaz ela será. Pequenos grupos tendem a ser muito mais inovadores.  Ao cortar reuniões inúteis, Bezos dedica mais tempo para obejtivos realmente importante ao longo do dia. 

Sundar Pichai: saiba organizar o começo do seu dia

O CEO do Google tem uma rotina programada todas as manhãs. Pichai prepara uma omelete, toma chá e lê algumas notícias. Não há nada demais nesses hábitos, mas funciona. “Eu não sou a pessoa mais animada durante a manhã, então eu preciso do meu tempo com um bom café da manhã e leitura para começar o dia”, afirma. Avalie o que fazer pela manhã para seu dia render mais. Cada pessoa vai achar a melhor forma de começar o dia, seja fazendo exercícios, lendo ou apenas separar um tempo para tomar uma xícara de café. O executivo acredita que reservar um tempo para si mesmo, é uma preparação para que você consiga realizar todas as tarefas do dia.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.