Emprego

6 técnicas que podem te ajudar a arrumar um emprego

A busca por um novo emprego deve ser feita de maneira cuidadosa, com muita pesquisa e algumas estratégias que possam te ajudar

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Na maioria das vezes, pessoas que estão procurando emprego tendem a ficar um tanto desesperadas quando se passa muito tempo e nada acontece. Mesmo que o mercado de trabalho esteja se recuperando, os contratantes ainda recebem entre 102 e 137 currículos e aplicações por cada vaga de emprego, afirma um estudo de 2014.

Como conta o Entrepreneur, o processo de busca de um emprego deve ser feito cuidadosamente, com pesquisa e estratégia.

Confira algumas técnicas que podem te ajudar e acelerar o processo:

PUBLICIDADE

1. Entenda seu critério de busca de emprego
Você deve ser capaz de articular o que está procurando em um emprego. Descubra quais são suas cinco prioridades, seja a cultura da empresa em que quer trabalhar ou um cargo específico. Mas você também deve ser flexível: pode ser que você entre na empresa dos seus sonhos com um cargo um pouco abaixo e cabe a você demonstrar a vontade e capacidade de crescer dentro da companhia.

2. Crie uma lista de empregos que se encaixem em seus critérios
Quando estiver claro em sua mente o que você está buscando, use esse critério para guia-lo quando for pesquisar em sites de empregos e decidir para quais deve aplicar. Crie uma lista ou tabela para se organizar entre todos os empregos para os quais se candidatou.

3. Leia a descrição da vaga com cuidado
Ler a descrição é um dos principais fatores que lhe ajudam a economizar tempo, já que você elimina empregos que não te interessem ou que não se encaixem em seu perfil. Você deve se candidatar a vagas com as quais se sente confiante e se identifica.

4. Customize seu currículo e carta de apresentação
Ter seu currículo e carta de apresentação personalizados é uma maneira de criar uma comunicação melhor com a empresa, de maneira que você consegue mostrar mais claramente qual o emprego e posição que você deseja.

Ter diversas versões de seu currículo pode ser uma maneira efetiva de contar sua experiência para um papel ou empresa específico.

5. Ative sua rede de contatos de referências
Referências de antigos chefes e colegas de trabalho são algumas das técnicas mais utilizadas de contratação externa. Muitas aberturas de empregos não são anunciadas na internet, por isso atender a diversos eventos e conferências da indústria é uma boa maneira de criar contados e talvez ficar sabendo de algumas vagas de empresa.

PUBLICIDADE

Também comunique a seus contatos o que você está procurando. Existem chances de que uma dessas pessoas conheça alguém que possa te ajudar.

6. Acompanhe e dê seguimento a todos os processos
Se você se inscreveu a alguma vaga e não teve resposta, procure contatar o RH ou o supervisor que recebeu seu currículo. Isso reforça que você está interessado na posição e faz com que as pessoas responsáveis pelo processo seletivo lembrem-se de seu nome.