Desapego

6 sinais de que é hora de deixar seu emprego

Está se sentindo inseguro quanto a uma mudança de emprego? Confira sinais de que é hora de deixar seu emprego

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Tomar a decisão de mudar de emprego pode ser muito assustador, especialmente no mercado de trabalho atual. Contudo, às vezes esse é um esforço necessário. Por mais que você se sinta realizado um dia, algo pode mudar e seu emprego pode deixar de ser perfeito de uma hora para a outra. Se você não sabe reconhecer este momento, confira alguns sinais que vão ajudá-lo a identificar a hora perfeita de buscar um novo emprego.

1. Você é mal pago. Dinheiro não é tudo, mas você precisa pagar suas contas. E, além disso, você merece receber de acordo com o trabalho que realiza. Quando você não recebe tanto quanto deveria, pode ser muito difícil manter a motivação e isso vai afetar o seu desempenho. Portanto, se você sabe que está sendo mal pago e ainda assim não vê oportunidades de receber um aumento, trate de procurar outras oportunidades. Isso pode até mesmo dar a você argumentos para negociar um aumento.

2. Você é desvalorizado. Fazer um ótimo trabalho sem que ninguém o reconheça pode ser muito desmotivador. Mesmo que você não assuma, é importante para o ego receber um elogio às vezes. Portanto, se o seu trabalho aparece sempre na lista do menos importante apesar dos seus esforços, talvez seja hora de pensar em um novo emprego.

PUBLICIDADE

3. A empresa está em um mau momento. É natural que uma empresa passe por momentos delicados. Contudo, se esse período começa a se prolongar demais, talvez seja melhor começar a avaliar suas opções. Isso não significa que você deva abandonar a empresa justo em seu pior momento, mas faça ao menos uma avaliação para entender se seu emprego não está em risco. Caso a resposta seja positiva, pense em atualizar seu perfil no LinkedIn e estabelecer novos contatos.

4. Você não tem os recursos necessários. Saber que você pode fazer muito mais pela companhia e não pode por falta de recursos é um sinal claro de que você deve começar a investir esforços em uma nova oportunidade. Dar o seu melhor só é possível se você tiver as ferramentas, oportunidades, equipamentos e suporte necessários. Sem isso, nem o melhor dos profissionais será capaz de apresentar o desempenho desejado. Entenda isso.

5. Você não tem aprendido ou crescido. Tão importante quanto os recursos de trabalho é se sentir desafiado. Se seu trabalho está entediante e você sente que não tem mais nada para aprender, comece a buscar oportunidades mais desafiadoras. É comum que o seu crescimento desacelere com o passar do tempo, mas se você sentir que está estagnado, vai acabar se desmotivando. Então é hora de buscar um novo desafio.

6. Você não se encaixa. Talvez no início você se sinta completamente à vontade com o ambiente, a equipe e os seus superiores. Mas as coisas mudam. Se em algum momento você percebe que não se encaixa mais, começa a se sentir deslocado, e passa a ser um sacrifício ir para o trabalho, melhor pensar duas vezes. Profissionais com essas características rendem menos do que poderiam.

Veja mais matérias de Carreira no Universia