6 objetivos profissionais para ser bem-sucedido em 2013

Em 2012, todos os profissionais cometeram erros que puderam trazer aprendizado. Aproveitar essas lições é essencial para que possa ser mais bem-sucedido

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Um novo ano traz novas oportunidades para que você chegue mais perto daquilo que deseja para sua carreira. Em 2012, todos os profissionais, sem exceção, cometeram erros que puderam trazer aprendizado e amadurecimento em diferentes aspectos. Aproveitar essas lições e muitas outras adquiridas ao longo dos meses é essencial para que, em 2013, você possa ser mais bem-sucedido em sua carreira.

A seguir, separamos seis dicas para ajudar você a ter mais sucesso no próximo ano:

1. Criar um portfólio de trabalho relevante
Fazer apenas as tarefas mínimas e automáticas não fará com que você ganhe destaque, muito menos uma promoção. Para 2013, estabeleça a meta de enriquecer seu portfólio de projetos, trabalhos e habilidades de maneira que sua presença na companhia seja mais do que reconhecida e você possa se desenvolver. Sua meta não é ganhar bônus ou “estrelinhas” pelo que faz, mas sim perceber que seu esforço é relevante para o bom funcionamento e avanço da empresa.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

2. Desenvolver a resiliência
Ter flexibilidade e adaptabilidade são duas características muito valorizadas no mercado de trabalho. A rotina e segurança são coisas boas, mas em longo prazo podem prejudicar seu desenvolvimento na carreira e deixá-lo acomodado. Você pode mudar isso no próximo ano, mas é necessário ter disciplina e objetivos claros. Desenvolva sua resiliência fazendo coisas que não está acostumado, que são mais difíceis e desafiantes do que você gostaria e se propondo a ir além daquilo que é esperado de você.

3. Aprender a ver o lado bom do conflito
Em 2013, aprenda a defender com mais afinco suas ideias e projetos. Se há discordância não fuja do conflito, mas busque o equilíbrio em diálogos coerentes e bem fundamentados. Procure entender por que a pessoa não pensa da mesma maneira que você e em seguida coloque seu ponto de vista para que se chegue a um consenso de maneira justa e equilibrada, sem ressentimentos. Com isso, você irá aprender a negociar e a promover aquilo que defende, seja um produto ou ideia para o seu chefe ou clientes.

4. Ser generoso
Da mesma maneira como você, os seus colegas de trabalho também gostam quando recebem um elogio genuíno e reconhecimento sincero. Ser generoso em seu trabalho abre as portas para relacionamentos e contatos profissionais que podem ser decisivos no futuro. As pessoas irão se lembrar daquilo que você fez por elas e estarão dispostas a retribuir quando necessário.

Continua depois da publicidade

5. Aprofundar os conhecimentos
Procure por oportunidades de aprofundar seus conhecimentos acadêmicos e práticos. Você pode fazer isso com uma pós-graduação ou aprender um novo idioma. A internet também oferece diversas oportunidades gratuitas e online. Plataformas como Coursera e Udacity são algumas que oferecem cursos em diversas áreas das melhores universidades do mundo.

6. Separar tempo para pensar na carreira
A rotina do trabalho e o cansaço da semana fazem com que os profissionais deixem de lado algo muito importante: separar tempo para pensar em objetivos concretos para a carreira. Em 2013, mude esse cenário e procure determinar um período para que você possa revisar tudo aquilo que já foi feito até o momento e também para estabelecer o que será feito em seguida para que você alcance seus objetivos.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.