OPORTUNIDADES

6 dicas para conseguir o emprego dos seus sonhos logo após a faculdade

É possível encontrar o trabalho dos sonhos, mesmo que você tenha deixado a universidade recentemente. Veja como fazer isso

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Conseguir um emprego ao sair da faculdade é um verdadeiro desafio. A situação se complica ainda mais se você não está disposto a abrir mão do emprego dos seus sonhos, já que isso reduz as suas oportunidades de busca. Felizmente, você não precisa mais adiar ou mesmo desistir do seu sonho. É possível encontrar o trabalho dos sonhos, mesmo que você tenha deixado a universidade recentemente. Veja como fazer isso:

1. Não se venda por pouco. Quando se candidatar a empregos logo que sair da universidade, não se venda por pouco. Você tem um sonho e precisa fazer o que puder para alcança-lo. É claro que você não está em posição de recusar empregos e oportunidades, mas sempre pode negociar. Tente tornar a situação mais favorável para você, de maneira que você esteja mais próximo do emprego dos sonhos.

2. Transforme sua falta de experiência em algo positivo. Ser o mais jovem no escritório significa que você é facilmente adaptável. Use isso a seu favor, venda-se como um benefício e não um fardo. Destaque seus estágios e experiências na faculdade. Lembre-se de que muitos dos profissionais mais velhos não tiveram a oportunidade de arrecadas experiências em um estágio. Ressalte isso para o entrevistador.

PUBLICIDADE

3. Assuma o papel de contador de história. Não importa o que você faça, conte uma boa história. É a partir daí que as pessoas vão se interessar por você. Produza vídeos, escreva uma boa carta de apresentação e sempre incorpore a história do seu trabalho. Encontre uma maneira inovadora de compartilhar suas experiências, mostre o que inspira e motiva você.

4. Defina uma meta. Inscrever-se para uma infinidade de vagas mostra dedicação, mas também pode ser prejudicial para a sua carreira. Você não quer parecer desesperado e atirando para todos os lados. Em vez disso, defina uma meta. Candidate-se a uma quantidade determinada de empregos por semana e dentro dessa cota estabeleça um número mínimo de currículos enviados para o emprego dos seus sonhos.

5. Invista no seu network. Não importa quem está na sua rede de contatos, utilize essas pessoas a seu favor. Não pense que será embaraçoso, lembre-se de que uma rede de contatos profissionais tem exatamente este objetivo. Você terá oportunidade de retornar essa ajuda. Entre em contato, explique sua situação, peça indicações e afins. Preocupe-se apenas em manter o relacionamento frequente. Você não quer parecer interesseiro.

6. Aposte nas redes sociais. Embora esse pareça um recurso óbvio para os jovens atualmente, você precisa investir em uma presença correta nas redes sociais. As empresas estão cada vez mais monitorando Twitter, Facebook e especialmente o LinkedIn, de modo que você deve construir uma forte presença online. Preocupe-se em manter o profissionalismo nesses ambientes virtuais.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.