Procurando emprego

5 razões pelas quais um currículo criativo pode não ser uma boa ideia

Bonequinhos de Lego e jogos virtuais podem ser muito divertidos, mas podem não ser a maneira certa de se apresentar para uma empresa

SÃO PAULO – No mercado de trabalho altamente competitivo, os candidatos estão sempre buscando formas criativas para se destacar.

Uma tática para muitos é se afastar do currículo tradicional em forma de texto de uma página e criar um currículo criativo ou interativo para chamar a atenção. Muitos já utilizaram bonequinhos de Lego e até já fizeram uma espécie de jogo virtual para mostrar quais são suas habilidades profissionais.

No entanto, segundo o site Glassdoor, estas adições criativas no currículo podem mais prejudicar o candidato a uma vaga de emprego do que ajudar. Confira:

PUBLICIDADE

1- Falta de informação
Quase 40% dos executivos dizem que o erro mais comum dos candidatos a um emprego na hora de fazer um currículo é incluir informações que não são importantes para o local de trabalho, de acordo com uma pesquisa realizada pela The Creative Group.
Por isso, na hora de você produzir o seu currículo, é melhor colocar as informações que são relevantes para a empresa que você está se candidatando do que as habilidades que não são importantes, mas deixam o seu CV mais chamativo.

2- Muito colorido
O clássico preto e branco é mais fácil de ler que gráficos de pizza com as cores do arco-íris e infográficos. O seu currículo deve priorizar a clareza e acessibilidade as informações.

3- Muitas palavra-chave
Você pode acreditar que o seu currículo será visto pelos gestores de RH se ele estiver recheado com as palavras corretas. Porém, os empregadores usam software de triagem para realizar pesquisas abrangentes; se você é qualificado, seu currículo será visto.

4- Excesso de informação
Ao contrário do primeiro tópico, esse lembra que é importante resumir o seu currículo. Colocar tudo que você já fez na sua vida acadêmica e profissional não é positivo.

5- Não incluir datas
Você pode pensar que não colocar as datas dos seus empregos antigos é uma maneira inteligente de esconder seus curtos períodos em empregos ou quanto tempo você passou fora do mercado de trabalho.
Porém, deixar o seu cronograma de carreira aberto para a interpretação é uma das principais bandeiras vermelhas para os empregadores, pois eles não conseguem ver a sua progressão de carreira.