5 práticas para impulsionar a criatividade em reuniões de brainstorm

Se você é um profissional motivado a incentivar seu grupo de trabalho a ser mais criativo durante as reuniões de brainstorm, confira 5 práticas que podem ajudá-lo

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Embora as reuniões de brainstorm sejam extremamente importantes, é comum que em algum momento seus participantes passem por dificuldades para oferecer propostas inovadoras. Por isso, saber como impulsionar a criatividade da equipe é fundamental. Se você gostaria de fazer isso com o seu grupo, confira 5 exercícios que podem ajudar:

1. O tijolo

Peça à sua equipe que pense em um tijolo comum. Depois, dê a todos cinco minutos para encontrar o número máximo de usos possíveis para esse tijolo, seja em voz alta ou no papel. Após listas os usos óbvios, seus colegas se sentirão forçados a pensar em soluções mais inovadoras. Esse truque faz a mente se concentrar em soluções criativas e ajuda os participantes a imaginar novas saídas para um problema comum.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2. O adesivo

Distribua folhas em branco para os participantes da reunião. Depois, peça aos membros do grupo para criarem um adesivo que resuma o desafio do brainstorm. Ao forçar todos a consolidarem o problema em uma palavra, frase ou imagem, você ajuda-os a simplificá-lo, de modo que as mentes deles alcancem uma solução mais facilmente.

3. Associação de palavras

Continua depois da publicidade

Selecione uma palavra ou frase aleatória e escreva-as em um lugar que todos possam ver. Peça aos participantes que compartilhem todas as palavras que vêm à mente quando se pensa naquilo que está escrito no quadro. Isso ajuda o grupo a ampliar a visão do que é relevante.

4. Jogos com anúncios

Tire anúncios de revistas ou jornais recentes e entregue para os participantes da reunião. Depois, dê um tempo para que eles reinventem o anúncio, como se estivessem contando uma história.

5. Planejamento de festas

Descreva um público-alvo para a sua equipe e peça que eles planejem uma festa para essas pessoas. Peça que eles determinem lugar, tema, tipo de música, comida a ser servida, etc. Ao entrar na mentalidade do público-alvo, sua equipe será capaz de colocar-se no lugar do cliente e oferecer soluções relevantes.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.