dESÂNIMO

5 pensamentos negativos que influenciam no seu trabalho

Aprenda a lidar com pensamentos que podem ser inevitáveis, mas que precisam ser eliminados do seu cotidiano

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Ninguém gosta de trabalhar em um ambiente de trabalho negativo, mas alguns pensamentos durante o dia são inevitáveis. É preciso saber lidar com esses pensamentos para que eles não se tornem atitudes que podem influenciar ainda mais o seu trabalho.

Confira a seguir os 5 pensamentos negativos que mais influenciam no seu trabalho e saiba como lidar com eles:

1. “Eu estou muito ocupado!”. O problema com esse pensamento é que ele tem que ser verdade. Se você está ocupado, quer dizer que é bom naquilo que faz. O problema de verdade seria se você estivesse desocupado. Então, entenda que o status de “estar muito ocupado” significa que você está sendo mais efetivo no trabalho.

Aprenda a investir na bolsa

2. “Eles são todos idiotas.”. Isso não é verdade e não dá vontade de trabalhar com alguém com esse tipo de atitude. Os seus colegas de trabalho vão cometer erros assim como você. Portanto, tente compreender aqueles que trabalham com você para que eles possam fazer o mesmo com os seus erros.

3. “Eu sou indispensável.” Por melhor que você seja no seu trabalho, todos os funcionários são dispensáveis. Não ter você na empresa poderia ser um inconveniente que atrasaria alguns projetos, mas esse tipo de atitude torna você arrogante e menos efetivo. Entenda que você depende dos seus colegas de trabalho e que pensamentos como este te afasta da equipe.

4. “Eu não consigo.” Esse é o pensamento mais comum entre os funcionários e também o mais perigoso. O “eu não consigo” faz com que pareça que você quer fugir das responsabilidades. Por isso, ao invés de pensar que você não consegue, pense em como vai conseguir.

5. “Eu odeio o meu chefe.” O problema desse pensamento é que, em primeiro lugar, você depende do seu chefe para continuar no seu lugar. O segundo problema é que o seu chefe vai te dar os recursos para fazer um bom trabalho. Então, no lugar de “eu odeio o meu chefe” tente pensar “eu odeio quando ele faz x”. O seu chefe também pode cometer erros.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.