Produtividade

5 passos para parar de procrastinar agora

O adiamento constante é um dos maiores inimigos de um dia de trabalho produtivo

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Procrastinação é uma das palavras mais nocivas dentro do ambiente de trabalho e para a produtividade no geral. O hábito de adiar tarefas e deixar a resolução de assuntos para o futuro pode ser revertido com alguns passos simples.

De acordo com o coach comportamental Mauricio Souto, autor do livro Ouse ser Grande, “a melhor maneira de controlar a mente é mantê-la ocupada em um proposito, apoiada em um bom planejamento”. Ele afirma que, para quem quer deixar para trás a procrastinação, há 5 providências que devem ser tomadas a priori. Confira:

1. Adquira o hábito de tomar decisões

PUBLICIDADE

Controlar a mente e direciona-las para projetos e metas definidas é uma característica das pessoas bem-sucedidas.

2. Comece com pequenas tarefas

Realizar atividades de rápida conclusão ou tomar decisões mais simples pode impulsionar os próximos atos de quem tem um problema com a procrastinação.

3. Solicite ajuda

“O apoio de alguém próximo, um mentor, um colega, amigo, esposo (a) ou chefe parece realmente ser de grande ajuda para vencer a procrastinação. Melhor pedir ajuda do que ficar parado, sem tomar uma atitude”, explica o especialista.

4. Estabeleça prioridades

PUBLICIDADE

As tarefas nem sempre têm o mesmo peso. Caso nem todas possam ser concluídas imediatamente, é importante saber distinguir o que realmente pode ficar para depois sem prejudicar o resultado.

5. Trabalhe a autoconfiança

Para o coach, é importante agir “apesar dos receios, dos medos”. Mesmo que algo não saia conforme o planejado, ter autoconfiança é importante para aprender com os próprios erros.