carreira internacional

5 passos para encontrar um emprego no exterior

Para que sua busca tenha mais chances de ser bem-sucedida é essencial aplicar as estratégias corretas

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Embora a economia internacional ainda não esteja completamente recuperada, muitos profissionais brasileiros têm considerado a possibilidade de encontrar um emprego fora do País. De fato, essa é uma decisão capaz de mudar os rumos da sua carreira. Entretanto, para que sua busca tenha mais chances de ser bem-sucedida é essencial aplicar as estratégias corretas. Confira 5 passos simples que vão ajudá-lo a encontrar um emprego no exterior:

1. Considere possibilidades

Se você está interessado em viver fora do País, deve estar completamente comprometido com a ideia. Não se preocupe com oportunidades que você está deixando passar aqui, elas não são mais a sua prioridade. Talvez você deva considerar possibilidades fora da sua área de formação, como, por exemplo, ensinar sua língua em outro país. Isso vai aumentar suas possibilidades.

PUBLICIDADE

2. Espalhe a informação

Quando decidir o lugar onde pretende trabalhar, faça sua pesquisa tanto online quanto offline. Embora a internet possa ser uma grande ajuda ao buscar oportunidades fora do país, sua rede de contatos também pode oferecer chances valiosas. Informe familiares, amigos, todos no seu network.

3. Desenvolva sua fluência

Ainda que você tenha certos conhecimentos sobre a língua do país escolhido, apenas isso não será suficiente. Enquanto busca oportunidades, desenvolva suas habilidades naquele idioma. Uma boa ideia é investir em cursos voltados para áreas específicas, como negócios, direito ou qualquer que seja seu campo de atuação.

4. Escolha uma companhia

Pesquisar as companhias que estão oferecendo vagas e manter o foco em uma delas pode ajudá-lo. Isso mantém a sua busca objetiva, de modo que você investe as energias em um destino certo e não fica “atirando para todos os lados”.

PUBLICIDADE

5. Mude-se primeiro

Se você não está alcançando o sucesso em buscas remotas, uma boa ideia é se mudar para o país desejado e só então começar a procurar. Ainda que o custo seja mais alto, pode render resultados mais rápidos. Faça contas, verifique seu orçamento disponível e tente se arriscar.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.