Destaque-se

5 ótimas formas de puxar assunto em entrevistas de emprego

As dicas valem para passar uma imagem positiva em qualquer conversa que tenha um tom mais profissional

arrow_forwardMais sobre
Candidatos para vaga de emprego com currículos nas mãos
(Shutterstock)

SÃO PAULO – Entrevistas de emprego são momentos chave para qualquer pessoa. Ao mesmo tempo, não é nada fácil saber lidar com elas.

Para passar uma boa impressão, antes mesmo de começar a se vender, é muito importante conseguir manter uma conversa interessante para já chamar a atenção do recrutador. De acordo com J.T. O’Donnel, criadora do site de carreiras Careerealism.com, o segredo é fazer perguntas e se mostrar um bom ouvinte.

Confira 5 frases para começar conversas nos momentos despojados pré entrevista, que a especialista em carreira Amanda Augustine dividiu com o Business Insider

PUBLICIDADE

1. “Prazer. Como foi seu final de semana?”

Segundo o especialista, é uma forma de mostrar confiança, proatividade e habilidade social.

2. “Qual a melhor surpresa que você teve por trabalhar aqui?”

Uma forma de focar no entrevistado e ao mesmo tempo demonstrar interesse no ambiente de trabalho. Outra opção é perguntar qual a coisa mais memorável que o entrevistador passou na empresa.

3. “Parabéns por aquele prêmio! Como sua equipe chegou lá?”

Segundo a especialista, elogios sinceros são sempre bem-vindos. Nesse caso também demonstra que a empresa em questão foi pesquisada.

PUBLICIDADE

4. “Li um artigo muito interessante de manhã no caminho para cá”

Se o artigo for do blog da empresa para a qual é a entrevista, melhor ainda. Isso mostra comprometimento e pesquisa. É uma oportunidade de mostrar o que você sabe a respeito de assuntos relacionados ao emprego.

5. “Você trabalha aqui por uns 5 anos, certo? Do que você mais gosta?”

Pesquisar um pouco sobre a pessoa que vai conduzir a entrevista abre espaço para este tipo de pergunta e traz boas possibilidades de conversas para quebrar o gelo – sem fugir do assunto empresa.