Oportunidade

5 motivos para você prestar concurso público neste ano

Mesmo com o governo cortando gastos e fechando algumas vagas e concursos, ainda existem oportunidades, tanto para quem já se prepara há muito tempo, quanto para quem vai começar os estudos agora

SÃO PAULO – Neste ano, cerca de 100 mil pessoas devem ser convocadas para cargos públicos, mesmo com a suspensão de algumas vagas. Além disso, novas vagas foram abertas para o IBGE e INSS, mais de 1.300 vagas no total.

“Esperamos uma retração do mercado de concursos públicos no primeiro semestre de 2016 e uma recuperação a partir do mês de agosto”, explicou o empreendedor Vincenzo Papariello Júnior, sócio-fundador da startup VP Concursos. Mesmo com o governo cortando gastos e fechando algumas vagas e concursos, ainda existem oportunidades tanto para quem já se prepara há muito tempo, quanto para quem vai começar os estudos agora.

Entrar para um cargo público é o desejo de boa parte da população. Mesmo se você estiver satisfeito com seu emprego, Vincenzo citou alguns motivos alguns motivos que podem te convencer a prestar um concurso neste ano. Confira:

PUBLICIDADE

Novas experiências
Para quem deseja mudar de emprego ou de área, prestar um concurso público é uma boa opção, já que muitos dos processos seletivos não exigem experiência anterior.  Algumas dificuldades podem aparecer para quem deseja ter novas experiências, como a necessidade de uma formação superior específica e relacionada à área.

Longe da crise
Mesmo com os cortes nas vagas públicas nesse ano ou em um cenário de crise, uma das vantagens do cargo público é a estabilidade, mesmo em um cenário de corte de gastos.

Qualidade de vida
Na maioria dos casos, o funcionário público conta com bons salários, jornada de trabalho com horário fixo e, claro, a já falada estabilidade. “A hora extra, que tanto atormenta quem atua na iniciativa privada, não é uma prática comum”, explicou Vincenzo.

Meritocracia
Aqui, o candidato não depende de indicações ou um networking para conseguir uma vaga, já que a admissão para o cargo público é feita através de um processo seletivo. O único requisito é ser aprovado no concurso.

Consciência coletiva
Alguns dos cargos públicos como medicina, enfermagem, assistência social, polícia, diplomacia e outros são cargos de grande responsabilidade social e, por isso, colocam o profissional em contato direto om a população. Esses são alguns dos cargos que requerem que o profissional estude, pois são os mais concorridos.