5 motivos para tudo o que você sabe sobre trabalho em equipe estar errado

Saiba por que nem sempre o trabalho em equipe é a melhor opção. Entenda quando o trabalho em equipe não é a maneira mais efetiva de concluir um projeto

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Desde cedo nos é ensinado que devemos saber trabalhar em equipe. Na escola, nos dão trabalhos em grupo e nos ensinam a cooperar com os colegas e fazer a tarefa de maneira unida. Isso não é errado, mas nem sempre o trabalho em equipe é a maneira mais efetiva de concluir um projeto.

Confira, abaixo, os 5 motivos pelos quais tudo o que você sabe sobre trabalhar em equipe está errado:

1 – Times nem sempre são uma boa ideia. Aliás, na maior parte das vezes, é a pior ideia. Estudos comprovam que o desempenho de um indivíduo pode cair em até 40% quando trabalhando em equipe – fenômeno conhecido por inibição colaborativa. As pessoas tendem a idolatrar o trabalho em grupo sem perceber o quanto pode se perder com isso.

Continua depois da publicidade

2 – Os 90% do sucesso de um time são determinados antes mesmo deles começarem a trabalhar. O sucesso de um time é decidido pela eficácia do líder, se a meta é desafiadora e alcançável e pelo nível de habilidade das pessoas recrutadas para a equipe. Segundo J. Richard Hackman, professor da Universidade de Harvard, 60%, do destino do grupo é escrito antes dos participantes se conhecerem, enquanto 30% é escrito quando se conhecem. Assim sendo, 90% do seu sucesso é determinado antes de começarem o trabalho de verdade.

3 – Dividir tarefas é uma das coisas mais importantes que uma equipe pode fazer. Apesar de nos dizerem que o objetivo do trabalho em equipe é realizar atividades juntos, ao contrário de papéis individuais. Deixar claro quem vai fazer o quê é uma das melhores maneiras para garantir a qualidade do projeto. Grupos funcionam melhor quando cada participante sabe qual a sua função, e nem todas precisam ser iguais.

4 – Os integrantes do grupo não precisam ser amigos. Pelo contrário. Um estudo com 78 orquestrar europeias e norte-americanas concluiu que quanto mais a orquestra se dava bem, mais rivalidade e discórdia ocorria atrás das cortinas. A única hora em que se encontrava em harmonia era no palco.

Continua depois da publicidade

5 – Sim, você deve tratar celebridades diferentes. Pesquisadores estudaram o pagamento de celebridades da NBA em comparação com o pagamento de seus colegas de equipe que ganham menos. Em média, se os jogadores estão recebendo o que parece ser uma quantia injusta, eles não trabalharão bem o suficiente por não acreditar que estão sendo recompensados. Porém, celebridades não são o mesmo. Celebridades enfrentam muita pressão, ou seja, as expectativas para suas performances são muito maiores.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.