EDUCAÇÃO

5 maneiras para aproveitar melhor o LinkedIn, rede social do trabalho

O LinkedIn será a sua representação online, portanto, ele deve ser feito da melhor forma possível

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O LinkedIn é uma excelente rede de contatos profissionais e, ao contrário do que muitos pensam, não serve apenas para graduados: os universitários podem (e devem) utilizá-lo para acessarem o mercado de trabalho com maior facilidade. No entanto, alguns estudantes sentem-se inseguros para criar uma conta no site justamente pela falta de experiência profissional. Se esse é o seu caso, veja 5 dicas para universitários aproveitarem o LinkedIn:

1 – Cuide bem do seu perfil

O LinkedIn será a sua representação online, portanto, ele deve ser feito da melhor forma possível. Para descobrir qual é ela, tente pensar como um recrutador e olhe criticamente para o seu perfil, procurando por erros de gramática e informações desatualizadas. Fique atento: não é porque você é estudante que os entrevistadores relevarão erros graves.

Aprenda a investir na bolsa

2 – Network

Tenha uma boa quantidade de pessoas no seu círculo – cerca de 100. Grande parte do network da vida profissional é construído durante a faculdade, provando que nunca é cedo para começar.

3 – Aproveite os grupos

Entre em grupos que sejam do seu interesse e comunique-se neles. Muitos entrevistadores procuram por candidatos nesses meios, então aproveite-os!

4 – Cuidado com a sua imagem

Tome cuidado com a sua foto de perfil e com o que você fala no LinkedIn. Procure usar imagens simples e evite as famosas “selfies”, fotos com bebidas ou junto com amigos. O entrevistador quer saber quem é você, e, como diz o ditado, “a primeira impressão é a que fica”.

PUBLICIDADE

5 – Atualize sempre que necessário

Mantenha o seu LinkedIn atualizado. Sendo universitário, provavelmente você terá poucas experiências profissionais significativas, mas isso não é motivo para você se acomodar: coloque cursos, trabalhos voluntários e projetos que você está desenvolvendo. É dessa forma que os recrutadores enxergarão o seu potencial e seus pontos fortes, fazendo com que você se destaque dos demais perfis.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.