no trabalho

5 grandes erros cometidos por bons profissionais (e saiba como evitá-los)

Se você se considera um bom profissional, evitar certos erros pode garantir sucesso na sua carreira. Confira a seguir quais são os principais erros desses trabalhadores

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Profissionais talentosos tendem a ser muito bem-sucedidos nas carreiras que decidiram seguir, mas, em certo momento, podem se tornar excessivamente confiantes. Um pouco de segurança não faz mal a nenhum trabalhador, mas em grandes doses pode se tornar um perigo para o seu sucesso. Se você se considera um bom profissional, confira 5 grandes erros que essas pessoas cometem e como evitar passar por eles.

1. Críticas sem fundamento

Ser um profissional eficiente não dá a você o direito de criticar abertamente, e de maneira humilhante, os demais funcionários. Se você pretende questionar as sugestões e métodos de trabalho de um colega, é melhor reunir bons argumentos que provem que você tem ideias melhores.

Aprenda a investir na bolsa

2. Recusa de feedback

Funcionários excessivamente talentosos tendem a acreditar que sua função é oferecer feedback e não aceitá-lo. Porém, nenhum profissional é tão perfeito a ponto de não ter erros para corrigir.

3. Trabalhos independentes

Você pode gerenciar um projeto paralelamente ao seu emprego sem nenhum problema, mas fazer isso durante o seu expediente é uma péssima ideia. Você deve respeitar a empresa em que trabalha, bem como seus superiores e colegas de trabalho.

4. Ignorar o chefe

Profissionais talentosos muitas vezes sentem que têm as melhores ideias e costumam segui-las independentemente das decisões tomadas pelos superiores. O problema é que ter uma ideia genial não permite a você ignorar os pedidos do seu chefe. Se você realmente acredita que pode ser mais bem-sucedido, convença-o disso usando argumentos válidos.

PUBLICIDADE

5. Desrespeito

Se você incomoda outros trabalhadores, faz comentários depreciativos sobre os colegas de trabalho, etc, dificilmente será admirado por seu talento. Esse tipo de comportamento pode causar uma demissão, na medida em que pode ser considerado assédio moral. E isso não vai fazer com que seu currículo seja visto como algo brilhante.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.