Cuidado

5 erros que podem arruinar suas chances de receber um aumento salarial

Muito cuidado com a autossabotagem  

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Em negociações salariais, um único erro pode acabar com todas as chances do profissional chegar ao valor que gostaria. Mesmo os menores erros podem significar autossabotagem e levar as chances por água abaixo.

De partida, ao negociar o salário um funcionário já bate de frente com pessoas que têm suas próprias ideias a respeito do pagamento merecido. O site Business Insider separou alguns dos maiores erros que podem ser cometidos em momentos como esse:

1.       Se emocionar

PUBLICIDADE

Uma discussão salarial deve ser tratada como uma conversa de negócios, de acordo com Paul McDonald, executivo da Robert Half. Embora demonstrar entusiasmo com a posição e a empresa seja importante, é igualmente necessário conter a emoção para não passar a impressão de desespero.

2.       Exagerar

Pedir mais do que o merecido ou apropriado é problemático. Buscar salários de outras empresas da mesma área em sites como o Love Mondays é uma boa maneira de evitar chegar a números altos demais para a sua qualificação.

3.       Chegar sem preparo

Preparar-se é crucial para reuniões de negociação salarial. Pratique a conversa, idealmente com a ajuda de um mentor de confiança. Faça isso à exaustão até livrar-se do nervosismo.

4.       Negligenciar o plano B

PUBLICIDADE

Chegar a qualquer negociação sem ter um plano alternativo é sempre arriscado. Nesse caso, pode ser fatal. Sempre se pergunte o que é importante dentro da empresa para você além do pagamento: flexibilidade, ambiente, espaço para criar e funções, por exemplo. Caso o aumento lhe seja negado, parta para alguma dessas opções: peça, por exemplo, uma troca de horários ou uma mudança de área.

5.       Postura rude

Sempre agradeça pela oportunidade da conversa antes de qualquer pedido. Caso não tenha a resposta que gostaria, não demonstre decepção: suas chances podem ser melhores no futuro se agir corretamente.