5 dicas práticas para ser mais produtivo no home office

Passados alguns meses de home office, presidente da Heidrick&Struggles Brasil cita as melhores táticas para tornar o trabalho em casa mais produtivo

Equipe InfoMoney

(GettyImages/BongkarnThanyakij)

Publicidade

Dúvida do leitor: Já se passaram alguns meses de pandemia, mas ainda sinto que não encontrei uma forma de ser mais produtivo no home office. Vocês poderiam dar algumas dicas?

Resposta de Paulo Mendes*:

Depois de alguns meses de home office, é possível notar alguns desafios comuns relatados por empresas e funcionários que estão trabalhando em casa.

Continua depois da publicidade

As reuniões virtuais podem ser mais cansativas do que as presenciais por causa da interação via câmeras e da falta do contato presencial. Por outro lado, sem o deslocamento, algumas pessoas relatam que conseguiram mais tempo para se dedicar à vida pessoal.

De todo modo, existem algumas dicas básicas, que percebemos que funcionam bem para diferentes profissionais e empresas. Separei as cinco principais a seguir.

1) Estabeleça rotinas para o trabalho

Mesmo com a liberdade de não estar fisicamente no escritório, é fundamental definir uma programação diária de atividades e respeitar os horários e a agenda para cumprir o fluxo de tarefas estabelecido.

Continua depois da publicidade

Algumas pessoas fazem planejamentos apenas para o dia que está começando, experimente fazer um planejamento contemplando os afazeres dos próximos dois ou três dias, assim você terá mais margem para remanejar compromissos diante de imprevistos.

2) O horário de trabalho é um contrato; respeite

Esta dica é um pouco óbvia, mas ainda assim alguns funcionários não a respeitam. Procure evitar posts de lazer em redes sociais durante o período. Atualmente, todos estão conectados, portanto manter a postura é vital. E pega muito mal você postar, no horário de trabalho, uma foto na praia, por exemplo.

Caso você decida trabalhar de um lugar diferente, em outra cidade, por exemplo, convém avisar o seu gestor. É um gesto simples, mas que pode evitar situações desconfortáveis, caso você tenha algum problema inicial de adaptação ao novo ambiente, por exemplo.

Continua depois da publicidade

3) Respeite prazos e mantenha-se disponível e conectado

Algumas pessoas em home office aproveitam o tempo para se desligar da rotina. Esquecem que, apesar de não estar no escritório, estão trabalhando. Não respondem a e-mails, mensagens e ligações. Mostre que mesmo fora do ambiente você está conectado e comprometido.

4) Dê um tempo do computador em alguns momentos

Aproveite que está fora do escritório e tente dosar o tempo que você passa em frente ao computador com atividades que te façam bem. Passar um tempo com familiares no meio do dia, meditar no seu local preferido da sua casa, ou até mesmo tirar uma soneca de 30 minutos no horário de almoço podem ser ações revitalizantes.

Se a sua rotina for muito corrida, faça pausas menores. Existem meditações rápidas, exercícios de respiração e alongamento com duração de cinco minutos ou até menos, que podem ser facilmente encontrados em plataformas como o YouTube. Ouvir uma boa música ou contemplar a vista da sua janela também podem ajudar a desanuviar.

Continua depois da publicidade

São poucos minutos que podem garantir um ganho de produtividade de horas.

5) Planeje pausas entre uma reunião e outra

Muitas vezes agendamos um compromisso seguido do outro no home office, sem intervalos. Tal atitude pode prejudicar o seu desempenho, além de, certamente, prejudicar a sua saúde. Procure se movimentar a cada hora.

Algo que pode ser útil é incluir no seu cronograma ou na própria agenda do Outlook um compromisso, de meia hora por dia, como se fosse uma reunião sua consigo mesmo, para você ter uma pausa e planejar ou remanejar suas tarefas.

Continua depois da publicidade

Tem alguma dúvida sobre carreira? Envie sua pergunta para o e-mail carreira@infomoney.com.br. A próxima resposta dos nossos especialistas pode ser a sua!

*Paulo Mendes é presidente da Heidrick&Struggles Brasil. Com 15 anos de experiência na gestão de pessoas, é formado em publicidade e fundador da 2Get Consultoria, empresa especializada em recrutamento e desenvolvimento de lideranças para grupos familiares. Criou a 2Get Labs, que desenvolveu produtos para recrutamento na plataforma web, comercializados em 12 países. A operação foi adquirida em 2019 pela Heidrick, a segunda maior consultoria de gestão de capital humano do mundo.

Quer migrar para uma das profissões mais quentes do mercado financeiro? Assista à série gratuita “A Carreira do Futuro” e confira o passo a passo para chegar lá.