Emprego

5 dicas para ter um bom relacionamento no ambiente de trabalho

Lembre-se que você está sob avaliação de seu chefe e qualquer deslize pode comprometer a sua imagem

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Ter um bom relacionamento em seu ambiente de trabalho é um fator que torna seu expediente muito mais agradável, além de ser algo imprescindível para sua carreira profissional: tendo pessoas que te admiram e reconhecem o seu trabalho é algo é fácil conseguir recomendações para futuros empregos e manter boas relações profissionais.

Mas não é tão simples quanto parece: pare ter um bom relacionamento com todos, você deve evitar algumas situações e ter certos cuidados. Antes de tudo, como explica o portal UNOERP lembre-se que você está sob avaliação de seu chefe e qualquer deslize pode comprometer a sua imagem.

Confira as dicas do portal para conseguir um bom relacionamento no ambiente de trabalho:

PUBLICIDADE

1. Relacionamento de amizade fora do trabalho

Mesmo se você tiver uma relação com algum colega fora do trabalho, certifique-se de não falar mal do trabalho ou de colegas. Tenha em mente que essa pessoa trabalha com você e que, apesar da amizade, seus comentários podem acabar chegando a alguém dentro da empresa e gerar conflitos com os demais colegas.

2. Almoços e encontros com seu chefe e colegas
Happy hours e almoços são momentos de descontração e por isso pedem um clima mais informal. Você não pode, entretanto, levar isso para o ambiente de trabalho: o que pode ter sido engraçado numa situação informal pode ser inconveniente e antiprofissional no trabalho.

3. Não sobrecarregue seus problemas
Você pode se prejudicar em seu ambiente de trabalho se tentar resolver seus problemas pessoais junto dos profissionais. Saiba quando é o momento certo de resolver cada um à sua maneira, mas nunca se sobrecarregue.

4. Evite levar trabalho para casa
Procure não levar trabalho para sua casa e nem levar problemas de casa para o trabalho, pois isso pode fazer com que você seja visto com maus olhos dentro da empresa, além de poder afetar a sua produtividade – em ambos os lugares.

5. Informe seu chefe sobre possíveis problemas
Se você passar por alguma situação difícil ou algum evento ruim tenha acontecido, sempre deixe seu chefe sabendo. Isso porque, mesmo que ele não possa ajuda-lo, ele pode te dar o apoio necessário para tal e te dar uma retaguarda no tempo em que precisar. Além disso, ele conseguirá compreender se sua produtividade cair nesse período.