fique de olho

5 dicas para quem está procurando emprego

O LinkedIn pode não ser tão legal quanto o Facebook, mas ele é uma peça fundamental para a sua procura por emprego

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Acabou de sair da faculdade e está entrando no mercado de trabalho? Saiu do seu antigo emprego para procurar melhores oportunidades? O motivo não importa. Conheça 5 dicas espertas para quem está procurando emprego:

1 – Atualize o seu perfil no LinkedIn

O LinkedIn pode não ser tão legal quanto o Facebook, mas ele é uma peça fundamental para a sua procura por emprego. Não tenha medo de pedir para que seus amigos apresentem o seu perfil para seus contatos. Tenha certeza de escrever de forma correta e manter os seus dados e histórico profissional atualizados.

PUBLICIDADE

2 – Salve o seu currículo e outros documentos importantes na nuvem

Já que o seu currículo é a chave para encontrar um emprego, é essencial que você tenha várias cópias dele em locais seguros. Armazene o seu currículo e todos os arquivos que você considerar importante em sites que tenham uma nuvem de dados. Um bom exemplo é o Dropbox, site gratuito e com um grande espaço para guardar os seus arquivos. De qualquer computador, você pode acessar a sua conta e baixar o seu currículo. Além do mais, existe o aplicativo do Dropbox para smartphones.

3 – Esteja aberto as novas oportunidades

Muitas vezes, um dos motivos para você não conseguir encontrar um emprego é porque você está muito focado em uma área ou em um emprego dos sonhos. Porém, se você abrir a sua mente, pode se deparar com ótimas vagas que podem até serem melhores do que o seu emprego dos sonhos. Se você tiver acabado de sair da faculdade, é ainda mais importante que você não seja tão rígido ao procurar um emprego: passe por várias áreas antes de escolher um caminho para o resto da vida.

4 – Entre em contato com antigos colegas de trabalho

Se você já trabalhou antes, uma boa saída para encontrar um novo emprego é entrando em contato com antigos colegas de trabalho. Eles podem se lembrar do bom funcionário que você era e te apresentar contatos e até mesmo oportunidades de emprego. Caso eles não possam ajudar, pergunte se eles conhecem alguém que possa te ajudar. Ter uma recomendação torna mais fácil conseguir um emprego.

PUBLICIDADE

5 – Use o seu network

Mantenha em mente que muitas oportunidades aparecem de dentro do nosso círculo de amizades e conhecidos. Portanto, não se esqueça do network que você construiu ao longo da sua vida e tente usá-lo em seu próprio benefício. Nunca se sabe quais chances podem surgir.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.