5 dicas para passar em um concurso público

Se você perdeu o emprego ou está atrás de uma oportunidade melhor, os salários e a estabilidade dos concursos públicos podem ser uma saída

Giovanna Sutto

Preços da educação, em especial dos cursos formais, foram destaque do indicador nesse início de ano

Publicidade

SÃO PAULO – De acordo com a pesquisa mais recente divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 2016 terminou com 12,3 milhões de desempregados, maior índice já registrado desde 2012.

Se você perdeu o emprego ou está atrás de uma oportunidade melhor, os salários e a estabilidade dos concursos públicos podem ser uma saída. No entanto, passar na prova pode ser a parte mais difícil.

Victor Ribeiro, especialista em aprendizagem acelerada, afirma que para obter um bom desempenho na prova e conseguir a vaga é necessário planejamento. Ele lembra que em uma época em que há menos vagas e mais concorrência “é preciso empenho e dedicação, seguindo um planejamento estratégico de estudo”. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O especialista mostra a seguir 5 passos certeiros para montar um bom planejamento e alcançar a aprovação. Confira:

1. Defina uma carreira

Victor revela que a pessoa precisa definir uma carreira. “Quando você define qual carreira quer seguir no concurso público, é mais fácil se preparar com antecedência e obter o resultado positivo”, conta. Ele explica que escolher uma carreira é escolher em qual segmento se quer trabalhar, e cita áreas de auditoria, fiscal, gestão de pessoas ou administrativa, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Segundo ele, nem sempre são realizados concursos de uma área específica, mas sempre terá concurso para uma carreira. “Por exemplo, se você decidiu seguir a carreira jurídica, irá se especializar nas disciplinas que essa carreira exige e poderá fazer qualquer concurso da área, como para o tribunal de contas ou defensoria pública”, diz. 

2. Tenha um guia de estudo

Para Victor, um guia é muito útil porque orienta o estudo e pode ser feito facilmente com base no edital do concurso anterior que saiu dentro da carreira que a pessoa escolheu. “Não existe segredo para o guia de estudo: é só focar nas disciplinas que o edital do concurso pede”, revela. O especialista diz para as pessoas conhecerem e dominarem o edital, pois a banca elabora a prova com base no que está escrito ali.

3. Escolha uma fonte de estudo

Ele explica é preciso identificar qual é a melhor forma de estudo para você, que pode ser um livro, cursinho ou vídeo aula. “Depois confirme se essa fonte está completa para o guia de estudo que definiu no passo anterior, ou seja, a fonte precisa conter todas as disciplinas do guia”, diz.

Victor conta que é ideal escolher uma fonte de estudo ativa, na qual é possível definir como estudar, otimizando o seu tempo e definindo o conteúdo para começar a estudar. “As fontes de estudo preferidas para quem já passou em concursos públicos são os livros e apostilas, pois esses são mais fáceis de adaptar à rotina corrida de quem está trabalhando ou para aqueles que estão desempregados que podem escolher quando estudar”, aconselha.

4. Defina um cronograma

Montar um cronograma é organizar todos os passos anteriores. “Além de definir as matérias para estudar, o mais importante de ter no cronograma são as revisões, pois elas farão toda a diferença na hora da prova”, aconselha. Ele explica que a revisão é importante para fortalecer o conhecimento adquirido, portanto deve ser feita semanalmente.

5. Persista nos estudos e crie metas

O processo de estudo para muitas pessoas que prestam a prova ainda é muito aleatório.  “As pessoas estudam na esperança de conseguir passar”. Segundo ele, se você não transformar sua vontade de passar no concurso em números, “estará sempre andando em círculos”. Portanto, o especialista sugere que as pessoas transformem o processo de estudo em metas, com objetivos honestos e fazendo exercícios diariamente para comprovar se o planejamento está dando resultado.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.