Conseguiu a vaga?

5 dicas para impressionar em empregos novos

Depois de conseguir um cargo, a última coisa que o profissional pode querer é “passar em branco”

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Com a crise econômica, conseguir um emprego está cada vez mais difícil: no último trimestre, segundo o IBGE, a taxa do desemprego brasileiro chegou a 9,5%. Por isso, uma vez que se chega lá, a última coisa que um profissional quer é “passar em branco”.

Nos primeiros dias de trabalho, a situação de desconforto e a ambientação podem dificultar na tarefa de impressionar colegas e superiores. Mesmo no momento de conhecer suas funções e colegas, a primeira impressão pode ser essencial para o reconhecimento no futuro.

O site de pesquisas sobre empresas Love Mondays separou uma lista de pontos a se atentar nestes primeiros momentos em um novo emprego. Confira:

PUBLICIDADE

1. Checklist das boas impressões

Algumas pequenas atitudes que “pegam bem” são de conhecimento geral. É sempre bom, por exemplo, chegar um pouco antes do horário no primeiro dia, usar roupas apropriadas, cumprimentar as pessoas e coletar algumas informações sobre a empresa para estar bem informado.

Para não esquecer de nada disso, faça uma lista – ainda que mental – de itens fundamentais para causar uma boa impressão inicial.

2. Se mostre disponível

Mesmo não sabendo muito sobre o emprego ainda, é importante demonstrar disposição para ajudar e aprender desde o início.

Quando achar necessário, pode opinar sobre os assuntos discutidos sem medo, dê soluções e opiniões para mostrar seu valor.

PUBLICIDADE

3. Demonstre consideração

Com relação aos colegas, é importante estar disposto a ajudar. Ouça tudo o que for dito com atenção, nunca corte a fala de outra pessoa e evite comentários negativos.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui.

4. Compreenda as expectativas

Ao contratar um funcionário, a empresa espera algo dele. Não hesite em perguntar quais são essas expectativas para estar em linha com elas. Entenda as prioridades e os problemas que devem ser resolvidos, entenda qual será a forma de avaliação de seu desempenho e como será dado esse feedback.

5. Mantenha a calma

É comum estar com a ansiedade em alta nos primeiros dias de um novo emprego, mas manter a calma é fundamental.

Nem os resultados e nem os elogios ao seu trabalho virão imediatamente, e é preciso ter isso em mente. Mantenha o foco e faça um bom trabalho, sem afobação.

 

Leia também:

O método do editor-chefe do InfoMoney para economizar (funcionou até quando ele ganhava R$ 1.300/mês)