Novos ares

5 dicas para conseguir um emprego em outra cidade

Pode ser difícil fazer com que seu currículo seja notado, uma vez que as empresas preferem contratar funcionários locais. Confira como aumentar as suas chances

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Em muitos casos o nosso sonho profissional simplesmente não pode ser realizado no lugar onde vivemos e então é hora de buscar chances em novas cidades. Contudo, pode ser difícil fazer com que seu currículo seja notado de tão longe, uma vez que as empresas preferem contratar funcionários locais.

A conta é óbvia, escolher alguém de perto reduz muitos custos. Mas isso não significa que você já está desclassificado. Confira 5 maneiras de aumentar as suas chances em um emprego em outra cidade.

1. Deixe clara sua intenção de mudar: use cartas de apresentação como um meio de resolver esse conflito. Explique para o potencial empregador que você está realmente interessado em trocar de cidade. Deixe claro que você enxerga a vaga como uma oportunidade para começar uma nova fase em um novo ambiente. E se você está se mudando de toda maneira, independente do trabalho, faça questão de que ele saiba disso.

PUBLICIDADE

2. Assuma as despesas de mudança: em muitos casos a empresa decide por um trabalhador local devido aos custos que você representa. Portanto, se você está realmente decidido a mudar de cidade, uma boa opção pode ser assumir as despesas da sua mudança. Esse também é um assunto que pode ser mencionado na carta de apresentação.

3. Acione sua rede de contatos: use as redes sociais, como o LinkedIn, para saber se você conhece alguém que trabalha na companhia para a qual você está se candidatando. Ter uma referência pessoal pode ajudar a superar a barreira da mudança.

4. Pense em grandes companhias: se você não pode arcar com as despesas da sua mudança, uma boa alternativa é trabalhar com a possibilidade de entrar em grandes companhias. Esse tipo de organização geralmente conta com mais recursos para experiências como mudanças.

5. Pense em empresas que precisem das suas habilidades: outra saída pode ser identificar as empresas que mais precisam das suas habilidades específicas. Se você sabe que a mão de obra em determinado setor é escassa, pense em se especializar naquilo. Isso vai aumentar as suas chances de contratações em outras cidades.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.