5 dicas certeiras para ser promovido, segundo diretor de RH do Google

Cinco comentários essenciais para quem quer subir degraus na carreira - e quem não quer?

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – O diretor de Recursos Humanos Laszlo Bock publicou em seu perfil do LinkedIn, no dia 24 de outubro, algumas dicas para impulsionar a carreira e conseguir a tão sonhada promoção.

No texto, que ele publica na posição de influenciador da rede social – que tem ajudado cada vez mais pessoas a conseguirem empregos – o diretor afirma que “não há algoritmos ou listas de afazeres para avançar na carreira. Mas em indústrias e companhias, há algumas coisas simples que você pode fazer para se colocar no caminho do sucesso”.

Resumimos algumas das dicas aqui:

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

1. Obtenha feedbacks constantemente

Para conseguir uma promoção, você precisa da confiança da pessoa que tem o poder de promovê-lo. “Pergunte ao seu chefe o que você precisaria demonstrar para conseguir uma promoção”, aconselha Bock. “Peça conselhos, e depois faça exatamente aquilo. Mas não seja chato”.

De acordo com ele, é importante fazer desse ato uma parte natural do trabalho, perguntando durante diálogos e interações rotineiras. Um exemplo é sair de uma reunião e perguntar como foi a sua atuação durante esse período, e o que você pode melhorar. Em um intervalo de tempo razoável, seis meses, por exemplo, pergunte as qualidades que você deveria estar desenvolvendo, e assim sucessivamente.

Continua depois da publicidade

Se você fizer tudo o que seu chefe aconselhar, poderá dizer a ele que fez tudo o que era preciso, caso a promoção não venha. “Não é uma conversa divertida, nem para você nem para o seu gestor, mas às vezes é a única maneira de descobrir por que faz 5 anos que você foi promovido pela última vez”, escreve.

O retorno também pode vir de seus colegas. Faça perguntas simples sobre a sua atuação em determinadas situações, como a finalização de um projeto.

2. Resolva os problemas de seus superiores

“Descubra quais são os maiores problemas do seu chefe e resolva. Parece óbvio, mas você está, neste momento, trabalhando nos problemas principais do seu superior?”, questiona o texto.

Ele diz que, na primeira reunião que fez com o CEO do Google Eric Schmidt, levou diversas ideias sobre gerenciamento de carreiras e desenvolvimento de líderes, mas que Schmidt tinha questões mais importantes com que se preocupar. “Ele não estava particularmente interessado na minha visão estratégica”. Naquele momento, a questão mais importante era a velocidade de crescimento da empresa: os funcionários tinham quase dobrado em números em um ano, e isso aconteceria novamente nos 12 meses seguintes.

De acordo com Bock, antes de trabalhar nas suas ideias mirabolantes, é preciso resolver os principais problemas da companhia em que trabalha.

3. Pense três casas à frente

Quer ser promovido? Desenvolva as habilidades que precisará no seu próximo cargo, e no cargo que pode vir a ter depois deste. Isso significa criar novas oportunidades para si mesmo diariamente. Se você tiver um perfil mais desenvolvido do que a maioria dos seus colegas, você se destacará na corrida pela próxima vaga.

“Não tenha medo de sair dos caminhos convencionais”, ele aconselha. “Você se destacará e terá mais e melhores opções”.

4. Peça a promoção

De acordo com ele, as mulheres costumam esperar mais que os homens para pedir promoções. “No Google, permitimos que os engenheiros dêem seus nomes para promoções. Notamos anos atrás de que mulheres estavam se nomeando menos do que colegas homens, mas quando elas faziam isso, eram mais bem-sucedidas. Agora, passamos a enviar e-mails para lembrar as mulheres que elas podem dar seus nomes para cargos mais altos”.

Apesar de as decisões serem tomadas por gestores e chefes, ou por comitês imparciais, nunca deixe de mostrar sua disposição para ocupar vagas mais altas.

5. Seja realista

“Se a única maneira de conseguir uma promoção for tomar o lugar do seu chefe, e ele não for sair tão cedo, você precisa desapegar. Se as pessoas estão constantemente puxando o seu tapete, também. Se você pediu pelo cargo três vezes e recebeu três vezes a negativa, mesmo que saiba que merecia a promoção, idem”.

O diretor afirma que escolher sua empresa faz parte da busca pelo sucesso. A dica é escolher estar em um lugar onde seu trabalho é valorizado.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney