Você tem alguma?

4 “super habilidades” que você deve desenvolver para as profissões do futuro

O local de trabalho de hoje é diferente do que será no futuro devido ao avanço da tecnologia, economia, meio ambiente e política  

arrow_forwardMais sobre
Robôs x humanos
Humanos têm muitas chances de não ficarem para trás na corrida por um emprego contra robôs, mas é preciso se preparar
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – As chances da sua função no trabalho mudar nos próximos cinco anos são altas. Ou talvez seu papel nem exista daqui há algum tempo. O local de trabalho de hoje é diferente do que será no futuro devido ao avanço da tecnologia, economia, meio ambiente e política, de acordo com o Institute for the Future (IFTF), uma entidade sem fins lucrativos que ajuda diversas organizações a planejar o futuro. 

A evolução do ambiente trabalho está criando uma divisão de habilidades, diz Adam Miller, CEO da Cornerstone, empresa de software de gerenciamento de talentos e que tem parceria com o IFTF para desenvolver estudos sobre o futuro das habilidades profissionais.

“Temos um grupo muito grande de empregos que exige relativamente poucas habilidades de alto nível, e muitos desses empregos se tornarão obsoletos no futuro, sendo automatizados. Por outro lado, os trabalhos altamente técnicos estão em aberto porque não há pessoas suficientes com habilidades para preenchê-los”, afirma o CEO. 

Aprenda a investir na bolsa

Dado isso, o instituto do futuro selecionou 4 “super habilidades” que você deve desenvolver se quer competir e se manter relevante no mercado. Confira: 

Ter uma marca pessoal

Segundo o instituto, a ideia é “ser lembrado”. Construir uma reputação que remeta a você e sua carreira, isso que significa ter uma marca pessoal. Isso porque, segundo as projeções da Organização das Nações Unidas (ONU), a população mundial vai chegar a 8,6 bilhões até 2030, o que representa um aumento de 1 bilhão de pessoas em 13 anos. Ou seja, é preciso ter um diferencial para se destacar em meio a tanta gente. 

O estudo diz que o profissional terá que fazer o que faz hoje, mas “em culturas diferentes e em um palco global”. Sua marca pessoal vai definir quem você é e quem você quer se tornar. Além disso, a impressão que você projeta sobre si mesmo é crucial para encontrar a melhor cultura de trabalho e para inspirar confiança em seus colegas de trabalho, clientes e gerentes. 

Desenvolver resiliência 

Na vida pessoal, a resiliência está frequentemente ligada à superação de problemas e obstáculos. Em um ambiente de negócios, no entanto, a resiliência ajuda a transformar obstáculos em soluções e oportunidades. Os funcionários que sabem ser resilientes não têm preço porque aceleram uma cultura de inovação nos negócios no local de trabalho, segundo o IFTF.   

PUBLICIDADE

Uma das melhores maneiras de aumentar a resiliência é se concentrar em evitar que coisas negativas tenham um impacto esmagador sobre as possibilidades positivas em qualquer situação. A resiliência é o traço mais importante para qualquer pessoa em qualquer profissão. 

Ter “amizade” e boa convivência com as máquinas 

A transformação digital impacta todos os setores, e ser capaz de fazer amizade com a “máquina” é uma das “super habilidades” mais importantes – e difíceis. O mundo inteiro é tecnológico, e por isso, você precisará saber como reunir equipes de humanos, robôs e bots e fazer com que todos trabalhem juntos, de acordo com o IFTF. A capacidade de adotar tecnologia e lidar com elas é sobre conhecer as ferramentas e saber usá-las em qual situação.  

Desenvolver senso de complexidade

Daqui para frente, você precisará da capacidade de conectar os pontos para criar novos caminhos, de acordo com o IFTF. Ser adaptável ajudará você a acompanhar as mudanças. Você precisa aceitar as novas habilidades que precisa ter, se sentir confortável com a mudança e estar disposto a desenvolver a aprender novas coisas. Para isso, será necessário desenvolver uma flexibilidade para lidar com as diferentes situações. 

Quer investir seu dinheiro para aprimorar sua carreira? Abra uma conta na XP.