4 lições práticas para se tornar um profissional influente no trabalho

Essa qualidade só chega com um exercício de autoconhecimento 

Giovanna Sutto

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SÃO PAULO – Um bom profissional é influente, o que gera melhor aceitação de ideias, menos barreiras diante de tarefas árduas e visibilidade para os bons resultados. 

“Ter boas ideias que contribuam com a empresa é um passo muito importante para o sucesso profissional. Porém, há ideias que, por melhores que sejam, podem sofrer uma certa resistência. Compreender e utilizar-se do poder da influência é essencial para conseguir realizar seus objetivos, metas e conquistar mais espaço em seu ambiente de trabalho, ficando cada vez mais próximo da realização profissional”, afirma Lucas Oggiam, gerente sênior da Page Personnel, consultoria de RH especializada em cargos de nível técnico e suporte à carreira.  

Essa qualidade só chega com um exercício de autoconhecimento. Confira as dicas do especialista em recrutamento sobre como construir o poder de influência: 

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Relacionamento à base de escuta generosa e foco no outro

  1. Ter um bom relacionamento com as pessoas com as quais você precisará se envolver e, possivelmente, convencer de alguma forma é muito importante. O primeiro passo é levantar questões relevantes sobre suas vidas, famílias e interesses. Pessoas que se sintam mais conectadas a você e que te conheçam melhor são, normalmente, muito mais favoráveis às ideias que você possa vir a propor. “Estamos muito condicionados a falar, mas o respeito, admiração e boa parte da confiança numa relação interpessoal começa pela capacidade de ouvir generosamente o próximo”, explica Oggiam.

O potencial das ideias deve ser macro (é preciso atingir o todo) 

Pense como a sua ideia pode beneficiar a empresa, o negócio – desde colegas até gestores e diretores. Quando conseguimos atrelar uma ideia com os interesses não apenas nossos, mas também daqueles que possuem voto de decisão, estamos a um passo mais perto de conseguirmos que ele seja aprovado. Pessoas que tem seus interesses contemplados em alguma mudança estão muito mais dispostas a ajudar a torná-la realidade. “Quando o todo está envolvido, é muito mais interessante para as pessoas e a para a organização. A ideia de influência jamais pode esbarrar em interesses particulares. Todos precisam se sentir parte de algo saudável ou minimamente interessante”, afirma Oggiam.

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Apresente dados e exemplos coerentes com o mundo real 

“Pode ser difícil provar que sua ideia dará certo e que ela é válida, no entanto, tente procurar exemplos de outros lugares que adotaram ideias parecidas e obtiveram sucesso. Muitas vezes apenas a argumentação pura e simples não é suficiente para ter a aprovação de todos. Por conta disto, provas analíticas, contábeis, como uma análise de custo e benefício, um estudo de risco, não necessariamente feitos por outras empresas, mas que possam ser feitos por você, são as provas necessárias para uma mudança de um não para um sim”, diz o recrutador.

Cultive a ética: o valor que sustenta o poder de influência

A questão da influência traz consigo um outro lado: o da ética. É essencial que o poder de influência seja utilizado de forma respeitosa e consciente, sem configurar manipulação ou extorsão dos colegas. Seja positivo e genuíno em sua persuasão e você provavelmente ganhará muito mais facilmente o respeito e suporte das outras pessoas. Tenha sempre em mente essas orientações para que na próxima vez que precisar de aprovação para alguma ideia, ela tenha mais chances de ser aceita.

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Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.