Carreira

4 hábitos para você aumentar sua confiança em seu trabalho

Você sabia que somente ao sentar-se com a postura errada no trabalho, está colocando sua autoconfiança em perigo?

SÃO PAULO – O grande problema de muitas pessoas no ambiente de trabalho é não ter confiança suficiente. Isso pode impedir promoções, impedir que tarefa importantes e de maior responsabilidade sejam feitas da maneira correta e outras tarefas.

E, para abalar ainda mais sua confiança, não é preciso muito: por exemplo, segundo a autora norte-americana Amy Cyuddy, sentar-se com a postura errada faz com que você se sinta pequeno e menor poderoso em seu trabalho – o que pode acarretar em diversos problemas.

Confira as dicas que a autora deu em uma entrevista recente:

PUBLICIDADE

1. Sente-se direito
A autora comentou que, quando se tem uma postura expansiva, até mesmo sentados na mesa, nos sentimos mais no controle do que estamos fazendo. Por outro lado, quando não damos a devida atenção para isso, passamos a mensagem de que somos pequenos e fracos.

Manter a coluna ereta, com os braços no apoio, passa uma postura alerta e profissional.

2. Mantenha alguns itens fora do alcance
A melhor maneira de manter uma postura expansiva é de se forçar a fazê-lo – e, por isso, deixar papéis, canetas e telefone a uma distância que você precisa mover-se um pouco para alcança-los.

Com tudo a seu alcance, é mais fácil manter a mesma postura errada.

3. Coloque imagens em uma altura maior
Se você tem um espaço considerável na vertical, o que a autora sugere é que você deixe imagens de sua família ou amigos o quão alto possível, para que você possa olhar para cima. Deixá-las na altura de seu monitor do computador pode ser mais gratificante, olhar para cima para observá-las é o que vai aumentar sua confiança.

4. Caminhe o quanto possível
Caso não exista a opção de trabalhar em pé, em alguns momentos é aconselhável que você levante e caminhe um pouco – isso ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo para seu cérebro, o que, por sua vez, vai aumentar a sua confiança.