Saiba quais são

4 dicas que podem ajudar você a conseguir uma promoção no trabalho

Ser promovido no trabalho é uma ambição da maioria dos profissionais. No entanto, conseguir esse reconhecimento nem sempre é fácil

SÃO PAULO – Ser promovido no trabalho é uma ambição da maioria dos profissionais, mas conseguir esse reconhecimento nem sempre é fácil. É preciso provar seu valor e importância na empresa para mostrar que está pronto para subir de nível na carreira.

Melhorar o desempenho no trabalho depende de um esforço consciente e de um desenvolvimento profissional que vem diariamente com novos aprendizados. É um processo entre compreender e aplicar os conceitos. Pensando nisso, o site Business Insider elencou algumas dicas e comportamentos que podem ajudar você a ser promovido. Confira:

1. Entregue resultados

PUBLICIDADE

Muitos profissionais com passar do tempo apenas esperam a promoção como se fosse algo automático, sem pensar se realmente estão sendo eficazes e fazendo a diferença na empresa. Assumir responsabilidades novas e querer inovar é importante sempre.

Avaliações passadas de desempenho podem ser um bom indicador para saber se a sua promoção está próxima. Existem lacunas no desempenho? Algo para ser melhorado? Mudar a forma de executar alguma tarefa? Além disso, olhe os pontos fortes também para saber o que está agradando.

A ideia é sempre aumentar o nível de desempenho para entregar resultados positivos. Se você fizer a diferença para a equipe e para a empresa sua promoção será aprovada mais cedo ou mais tarde.

2. Seja sincero em relação ao que você é capaz de entregar 

Você só deve aceitar mais responsabilidades se consegue dar conta das que já tem. É importante ter a consciência de aceitar apenas aquilo que você vai conseguir entregar e com qualidade. Um bom líder sabe quais tarefas assumir e quais delegar para cada funcionário de forma estratégica a fim de não sobrecarregar ninguém nem a si mesmo e ainda trazer resultados.

Claro que se você é capaz de assumir mais responsabilidades deve ir atrás disso. Mas sempre seja sincero em relação ao volume de trabalho que você consegue produzir.

PUBLICIDADE

3. Tenha uma visão panorâmica do seu trabalho

Ter uma visão ampla e compreensão da organização do seu trabalho e do seu departamento é um sinal de que você está pronto para a próxima etapa. Para os profissionais subirem na carreira é preciso que estejam prontos para trazer inovação e fazer mudanças em toda a empresa.

Para se preparar para esta mudança, olhe para a organização como um todo. Fale com os seus líderes, equipes diferentes e outros dentro da empresa para aprender o máximo possível. Aproveite essas conversas e deixe uma boa impressão. Será útil para entender a concorrência, o mercado e os objetivos da empresa.

 4. Tenha uma comunicação eficaz

A comunicação é crucial para liderar. É preciso saber conversar e lidar com todos da equipe de forma clara. Saber ouvir também é parte do processo eficaz de comunicação. Saber quando falar e como falar em diferentes momentos é importante. Além disso, não deixar de dizer quando for cabível a colocação e ficar em silêncio quando ouvir for mais importante também. Assim, você será uma peça importante em negociações e reuniões e essa característica pode ser essencial para que você seja recompensado com uma futura promoção.