Na hora certa

4 dicas que fazem a diferença na entrevista de emprego

Ao sair de uma entrevista de emprego, é provável que você fique pensando em todos os sinais que passou. Afinal, o que você fez foi correto?

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Ao sair de uma entrevista de emprego, é provável que você fique pensando em todos os sinais que passou. “O que eu fiz que foi correto? Inapropriado? Eu apertei a mão dele com força o suficiente? Eu dei ‘tchau’ da maneira correta?”. Mas qual destes detalhes realmente fará a diferença?

Confira 4 coisas que fazem a diferença na entrevista de emprego:

1. Primeiras impressões
Seu aperto de mão, sua linguagem corporal e aparência são cruciais. As primeiras impressões são mais importantes do que você imagina. Elas representam a parte mais importante da entrevista. E uma vez que o entrevistador as assume, é difícil de mudá-las. Portanto, é importante que você otimize as primeiras impressões, iniciando a conversa com sentenças que desempenhem este papel.

PUBLICIDADE

2. Mais cedo
Tente marcar a entrevista mais cedo, pela manhã, horário no qual o entrevistador estará menos cheio de coisa para resolver e o estresse do dia ainda não esteja no ápice. Ele estará mais calmo e isso aumenta as chances de ele simpatizar com você.

3. Fazer o entrevistador falar
Escutar o entrevistador é uma boa técnica. Se você fala demais, ele vai se expressar menos e sua fala ficará banalizada. Portanto, faça com que ele converse com você também. Se ele estiver à vontade conversando com você, é um sinal de que ele deve ter simpatizado com você, principalmente se ele estiver explicando por que você foi chamado para a entrevista.

4. Carisma
Tente usar as seguintes sugestões para ser mais carismático: – demonstrar convicção moral – compartilhar sentimentos coletivos – definir expectativas ambiciosas – transmitir confiança – utilizar expressões faciais positivas, falar com um tom de voz animado e transmitir uma linguagem corporal carismática.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.