Desenvolvimento

4 dicas para motivar profissionais a aprenderem um novo idioma

Muitos profissionais alegam que a idade dificulta a assimilação de um segundo idioma

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – ter conhecimento de uma segunda língua, principalmente o inglês, é muito importante para os profissionais que querem crescer na carreira. No entanto, muitos, apesar de já terem percebido a necessidade de seu aprendizado, alegam que a idade dificulta a assimilação do idioma.

Segundo o diretor-superintendente da Fundação Fisk, Elvio Peralta, é importante esclarecer que aprender um novo idioma é um processo gradativo e passível de erros. “Quase sempre, a resistência ao aprendizado de línguas estrangeiras vem do fato de a pessoa ter uma autoexigência que não tolera erros iniciais”.

Veja algumas dicas para se motivar a continuar se aprimorando profissionalmente:

PUBLICIDADE

1- Antes tarde do que nunca
A idade costuma ser um dos motivos mais citados pelas pessoas para não aprenderem o idioma. Muitos acham que já estão velhos e que dificilmente precisarão usar uma nova língua. “Oportunidades de viajar e de um novo trabalho podem surgir a qualquer momento, mesmo com o avanço da idade”, afirma Peralta. “O desconhecimento do inglês pode fazer com que a pessoa perca uma grande chance, por isso é importante rever esse mito”.
Sem dúvida, quanto mais tarde se der esse aprendizado, a pessoa poderá encontrar um pouco mais de dificuldade por causa de sua falta de tempo, de uma autocobrança exagerada e de outras prioridades em sua vida. Por outro lado, os adultos que estão realmente empenhados em adquirir um novo conhecimento geralmente são muito mais focados, fazem associações e comparações melhores entre a língua materna e a estrangeira e podem progredir com bastante desenvoltura.

2- A idade ideal
Alguns pais ficam na dúvida sobre qual é a idade ideal para seus filhos iniciarem o aprendizado de uma nova língua. Estudos revelam que quanto mais cedo a criança começa a ter contato com um novo idioma, mais facilidade ela tem no aprendizado. “De um modo geral, as crianças são muito curiosas e, se o aprendizado ocorrer de um modo lúdico, com elementos de seu interesse, isto é, com jogos, histórias e brincadeiras, elas aprendem a nova língua de uma forma bem natural, sem grande esforço”.
Mesmo sem estar alfabetizada, os primeiros contatos com o idioma estrangeiro são fundamentais para estimular o interesse da criança e podem trazer ótimos resultados a longo prazo.

3- Fundamental para um posto de trabalho
Praticamente um idioma universal, o inglês é utilizado nas mais variadas situações, sejam elas profissionais ou simplesmente para o entretenimento. Nas áreas acadêmica ou tecnológica, quem tem o domínio da língua inglesa pode obter muito mais informações e ficar mais rapidamente atualizado, pois é nessa língua que ocorrem as publicações mais relevantes. Em qualquer currículo, a fluência em inglês é quase obrigatória para conquistar um posto de trabalho em uma multinacional ou em grandes empresas brasileiras.

4- Aprecie mais e melhor
É inegável que a maioria dos lançamentos na área do lazer acontece em inglês.  Músicas, filmes, séries de TV, games ficam muito mais interessantes e divertidos quando é possível entendê-los sem a necessidade de apelar para as legendas, um dicionário ou um aplicativo de tradução.  Nem sempre piadas, trocadilhos e expressões idiomáticas fazem sentido ao serem traduzidos de outro idioma.