4 coisas que profissionais de sucesso fazem no primeiro mês de um emprego novo

Se sair bem nos primeiros dias de trabalho é fundamental para deixar uma boa impressão na empresa, com colegas e superiores

Luiza Belloni Veronesi

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SÃO PAULO – Iniciar um novo trabalho significa crescer profissionalmente, se deparar com novas possibilidades e aprendizado. No entanto, a realidade, muitas vezes, é bem menos produtiva como se imagina.

Os primeiros dias do novo emprego é o período em que o empregado mais se sente “perdido”, afinal, lidar com novas relações profissionais, diferentes procedimentos e atividades, em um novo ritmo, não é fácil. Se sair bem nos primeiros dias de trabalho é fundamental para deixar uma boa impressão na empresa e com os superiores.

Para ajudar nesse início, o site Business Insider fez uma lista de itens que profissionais bem-sucedidos seguiram à risca nos primeiros 30 dias no emprego novo. Veja abaixo quais são eles:

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1. Construa relacionamentos
Normalmente, as pessoas esperam ser apresentadas à empresa por um colega ou pelo supervisor direto. Entretanto, essa apresentação é rápida e de pouca relevância para a equipe.

Segundo o Business Insider, é exatamente neste começo que você deve investir no networking. A dica é simples: ser notado, mas sem chamar atenção excessiva (e ser taxado de “mala” da equipe). Enviar um e-mail pra os colegas mais próximos se apresentando ou apenas dizendo “foi um prazer conhecê-lo” pode soar discreto e educado.

2. Mostre entusiasmo pela função
Por menos interessante que a vaga ou o salário seja, ou se você entrou na empresa objetivando conquistar outros cargos, não deixe transparecer nos primeiros dias. Demonstrar ambição demais pode acabar desmerecendo o atual cargo, o que pega muito mal. Por isso, em vez de perguntar sobre possibilidade de mudar de cargo ou departamento, mostre entusiasmo pela função, sede de aprender suas tarefas e de como realizá-las da melhor forma.

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3. Saiba quando perguntar (e quando arriscar)
Novas atividades sempre trazem inseguranças. Perguntar mostra que você tem vontade de aprender, mas também é preciso se arriscar e tentar fazer alguns procedimentos sozinho. Isso transmite confiança para seus colegas e superiores.

Para não acabar se esquecendo de como determinada atividade ou algum processo funciona, tenha sempre na mesa um bloco de notas ou um caderno para anotar quando alguém estiver lhe ensinando. Se mesmo assim deixar passar algo, não cerque a pessoa responsável pelo treinamento com um monte de perguntas em tempos espaçados, use o mesmo caderno para anotar as questões mais importantes (que você não conseguir solucionar sozinho).

4. Aprenda a ser o profissional “exemplo”
Entender como funciona o ambiente de trabalho é o mais importante para se destacar. Em todo escritório, há alguém admirado – ou é aquele que se dá bem com todo mundo, aquele que se veste melhor, o mais eficiente ou um pouco de tudo. Saber identificar o comportamento desta pessoa na equipe poderá lhe deixar mais próximo de todos e amenizar a sensação de “estranhamento”. Afinal, se engana quem acha que a má primeira impressão é fácil de ser mudada.