Empreendedorismo

39% dos universitários pensam em ter seu próprio negócio

Segundo pesquisa, paticamente 6 em cada 10 jovens que começaram a trabalhar ou estagiar, iniciaram a partir do primeiro ano de faculdade

SÃO PAULO – Uma pesquisa realizada pela agência Na Mosca revelou que 39% dos universitários pensam um dia ter o próprio negócio. Apenas 4% disseram que não pretendem empreender. Foram entrevistados jovens de de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador.

O estudo indicou ainda que 63% dos jovens estão estagiando. Entre os que participam de um programa de estágio, 18% são remunerados e 8% não são.

Praticamente 6 em cada 10 entrevistados que começaram a trabalhar ou estagiar, iniciaram a partir do primeiro ano de faculdade. Isso se deu principalmente entre os mais novos (17 a 20 anos) e das classes C e D (58%).

PUBLICIDADE

Efetivação
O levantamento revelou ainda que 37% dos universitários já foram efetivados nas empresas em que estagiavam.

Ao analisar as regiões, nota-se que Curitiba e interior de São Paulo são as praças onde têm maiores percentuais de universitários que trabalham com efetivos, com 43% e 42%, respectivamente.

Em contrapartida, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, são as cidades em que menos têm jovens trabalhando como profissional efetivo, com 31% e 22%, respectivamente.