Empurrão

3 segredos das pessoas que recebem muitas propostas de emprego

Às vezes é melhor quebrar algumas regras  

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Nem sempre o processo seletivo é o caminho que as pessoas seguiram para chegar aos cargos que almejavam. Há muitos casos em que a vaga é criada para alguém em específico, ou que um profissional recebe, sem buscar ativamente, propostas em sua caixa de entrada.

Sorte ou talento natural? Não necessariamente. O site Fast Company conversou com pessoas que costumam receber propostas de emprego e descobriu 3 comportamentos que possuem em comum. Confira:

1.       Não seguir as regras de candidatura

PUBLICIDADE

A porta dos fundos normalmente é a entrada que as pessoas de alta performance usam para chegar a uma vaga.

Há algumas possibilidades mais rápidas de chegar à vaga sem passar pelo recrutador e o processo seletivo – identificar contatos no LinkedIn que trabalhem na empresa é uma delas, caso não tenha um conhecido já dentro da companhia. Quando o chefe da vaga sabe seu nome e gosta do que sabe, ele provavelmente garantirá que você consiga ao menos uma entrevista.

2.       Não focar na entrevista

Para essas pessoas, a impressão que ficará durante a entrevista de emprego não é o mais importante, mas sim a autoconfiança. Pesquisar a empresa é essencial para entender quais habilidades são importantes e se essa vaga realmente merece a sua atenção.

Selecionar bem as vagas para as quais a aplicação será enviada deixa mais tempo para estudar cada uma delas e parecer mais confiante – chamando a atenção dos recrutadores.

3.       Não aceitar qualquer proposta

PUBLICIDADE

Empregos “decentes” não são o suficiente para aqueles que buscam a posição ideal. Para chegar à oportunidade perfeita, é necessário, então, pesquisar muito até identifica-la. Ao encontrar, estão dispostos a negociar salários, termos do contrato, e recusar caso não consigam exatamente o que buscam sem pestanejar.

É importante lembrar que isso não significa ficar sem nada, mas sim ter a certeza de que a vaga é boa para você e que você é bom para a vaga.