3 dicas para utilizar melhor o LinkedIn e encontrar novas oportunidades de trabalho

O especialista em marketing digital Fábio Ricotta aponta quais as melhores formas de usar a rede social para se recolocar no mercado de trabalho

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – O LinkedIn é uma rede social voltada para o mercado corporativo e pode ser uma grande ferramenta na busca por oportunidades de emprego, mas o especialista em marketing digital Fábio Ricotta ressalta que a rede ainda não é muito explorada.  Pensando nisso, ele listou 3 dicas para você aproveitar melhor a rede social e aumentar as chances de se recolocar no mercado de trabalho:

1. Conecte-se
As conexões com outras pessoas o LinkedIn podem te dar maiores informações sobre a pessoa, como formas de contato. Fábio explica que essa é uma boa estratégia de prospecção e que, se a rede social ainda não é tão utilizada, ela deve passar a ser um hábito.

“Mantenha-se ativo dentro da rede social, e então sempre que as pessoas interagirem com você, as conexões dela também receberão notificações”, explicou o especialista. “Isso pode ser uma oportunidade de se conectar com ainda mais pessoas”.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2. Participe das comunidades
Tal como os grupos no Facebook, o LinkedIn possui as chamadas comunidades, onde acontecem debates e discussões relacionados a trabalho e negócios.

“Minha recomendação é que a pessoa comece a participar dessas comunidades e passe a observar o que as pessoas discutem”, disse Fábio. Observar os tópicos mais debatidos e que geram engajamento, compartilhar conteúdo, pedir feedback e produzir materiais também são conselhos do especialista.

3. Publique conteúdos próprios
Profissionais que publicam conteúdos relevantes na rede social pode fazer com que você seja visto com bons olhos pelas empresas. “Conteúdos sobre gestão e produtividade são muito bem aceitos dentro do LinkedIn. Anote o que estão debatendo e quais publicações estão sendo mais curtidas, para então começar a participar e publicar alguns artigos”, disse Ricotta.

Continua depois da publicidade

Criando suas próprias publicações, principalmente sobre os assuntos mais comentados, você demonstra ter pensamento próprio.