Novas habilidades

3 dicas para ser contratado em 2016, segundo executivo do LinkedIn

O LinkedIn tem algumas dicas das mudanças mais recentes que a empresa tem visto no mercado de trabalho e algumas outras que estão à caminho

SÃO PAULO – Muitas pessoas estão desempregadas com a crise que assombra o país e estão buscando uma recolocação profissional. Para isso, estar atento às novidades do mercado é essencial para conseguir um novo emprego.

O chefe da área de Talent Solutions do LinkedIn, Eddie Vivas contou ao site FastCompany algumas dicas das mudanças mais recentes que a empresa tem visto no mercado de trabalho e algumas outras que estão à caminho. Aqui está o que você precisa saber para passar à frente da concorrência. 

Você precisa: Estender seus contatos

PUBLICIDADE

É importante ter consciência da extensão dos seus contatos. As empresas amam a contratação de pessoas que foram encaminhadas através de alguém que confiam. Mesmo se não conhece alguém diretamente de uma empresa, as chances de você conhecer alguém que conhece são grandes.

Mas atenção: não é necessariamente o seu melhor amigo que vai ajudá-lo a conseguir o trabalho seguinte. É mais provável que seja o ex-colega de trabalho do seu melhor amigo, ou vizinho de um colega de trabalho, por exemplo.

Entenda: É menos sobre o que seu diploma diz e mais sobre o que você sabe agora

Mesmo para jovens profissionais confiar nas habilidades conquistadas nos anos de faculdade, apenas, não é o suficiente. Você pode escolher uma carreira estável, mas não há nenhuma garantia de que essas habilidades serão a demanda daqui 10 anos.

Mas há um lado positivo. Hoje, carreiras antes estáveis enfrentam a ameaça da automação. Ainda assim, muitas das mesmas forças que estão automatizando alguns trabalhos, estão a criando novos campos e especialidades, então há oportunidades.

É difícil prever quais indústrias e cargos vão enfrentar declínio e quais estarão em alta. Quantas empresas empregavam um cientista de dados ou um economista em 2001? Agora, algumas empresas (incluindo o LinkedIn) têm ambos.

PUBLICIDADE

Para os funcionários, isso significa pensar em desenvolver novas habilidades agora, a fim de manter-se no emprego, ou devem pensar em como eles poderiam adaptar suas habilidades existentes para uma nova especialidade.

Saiba que: Você tem mais poder do que você pensa

Mais umamudança está prestes a acontecer nas empresas e no trabalho referente a como a tecnologia, mais do que nunca, facilita a troca de emprego ou ajuda encontrar um novo. A ascensão de empresas como Uber, Lyft e Upwork é apenas a mais recente evidência de uma tendência que está destinada a continuar, com a tecnologia de capacitar as pessoas para ter mais controle direto sobre suas carreiras e meios de subsistência.

Em um processo seletivo, os candidatos precisam demonstrar conectividade e transparência mais do que nunca. O candidato com mais chance de contratação no mercado vai inaugurar uma nova de contratação. Ficará mais fácil decidir quem contratar.

Logo, o candidato terá novas maneiras de sinalizar seu interesse em um trabalho, indo até as empresas. O que será mais importante é que os empregadores podem facilmente encontrar o candidato online e ver instantaneamente o que ele oferece, tornando mais fácil escolher potenciais funcionários.

Além disso, os profissionais precisam: trabalhar seus contatos, estar disposto a aprender e ser flexível. E sempre mantenha um olho no mercado, porque novas oportunidades, nunca antes vistas estarão esperando em cada esquina.