se organize

3 dicas para se manter organizado na busca por um emprego

A procura por um emprego está deixando você louco? Confira 3 estratégias simples para organizar seu tempo

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O processo de busca por um emprego pode causar muita confusão. A quantidade de currículos, inscrições, indicações e processos seletivos podem gerar desencontros na agenda e até mesmo a perda de documentos necessários. No entanto, é possível realizar uma busca organizada, desde que você siga algumas práticas simples. Confira quais são elas.

1. Preparação: a preparação é uma arma que não pode ser subestimada durante a sua busca. Manter a atenção nos detalhes não só vai ajudá-lo a cortar o tempo de buscas como também pode gerar resultados de sucesso. Lembre-se de que a busca por um emprego não se resume apenas a entrega de currículos. Uma preparação efetiva inclui a criação de materiais personalizados para cada cargo ou área ao qual você se candidata, construir um bom perfil e/ou portfólio online, etc. E o mais importante de todos: definir objetivos específicos com a sua busca.

2. Registro: a maneira mais simples e prática de se manter organizado na busca por um emprego é criar registros detalhados da sua procura. Embora pareça complicado demais, crie uma espécie de arquivo pra cada vaga na qual você se inscreve. Procure preencher informações como o nome da companhia, a vaga que está sendo oferecida, a descrição do cargo, o site da empresa, etc. Com todos esses detalhes em mãos você consegue ter uma visão ampla das suas chances.

Aprenda a investir na bolsa

3. Gerenciamento de tempo: muitos candidatos acabam negligenciando a importância das técnicas de gerenciamento de tempo durante a busca por emprego. A preparação e a criação de um registro não irão ajudá-lo se você não for capaz de gerenciar o seu tempo. Por isso, uma boa saída é criar um calendário e adaptá-lo aos seus objetivos de carreira. Dedique um período diário à busca, identifique qual horário do dia é melhor para isso.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.