Caminhos certos

3 dicas para fazer melhores escolhas e avançar na carreira

Se você percebe que sua carreira está estática, confira três dicas que irão fazer a diferença na hora das escolhas e avanços

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Seu chefe, mentor e outras pessoas em cargos de liderança em sua carreira são responsáveis por diversas decisões que afetam diretamente o avanço de sua trajetória profissional. Independente da personalidade dessas pessoas e dos interesses da empresa, você deve desenvolver certa independência para que consiga tomar as melhores decisões na busca por seus objetivos.

Avance em sua carreira com as dicas a seguir para tomar melhores decisões:

1. Seus objetivos em longo prazo
É comum que, por certas necessidades e circunstâncias, o profissional tenha que fazer tarefas que não estão em sua descrição de trabalho ou responsabilidades oficiais. Não há motivo para se incomodar com essa situação, desde que você não resolva o trabalho dos outros mais do que se preocupa com o seu.

Aprenda a investir na bolsa

Mantenha seus objetivos de desenvolvimento e crescimento em longo prazo antes de aceitar os pedidos dos outros. É importante que, antes de recusar, você explique de maneira muito clara por quais motivos não fará tal tarefa.

2. Seu salário
É muito improvável que você tenha recebido um aumento salarial sem que tivesse que batalhar e negociar por ele. Pelo contrário, a menos que desempenhe um papel ativo em sua remuneração, você ficará com um salário que a empresa considera aceitável, mas que não corresponde a suas verdadeiras expectativas e necessidades.

3. Seu chefe
Dependendo do tamanho e das dinâmicas da empresa em que você trabalha, é possível trocar de gerência ou de área. Se você percebe que seu superior está prejudicando o desenvolvimento de suas atividades e o avanço de sua carreira, procure por alternativas para que consiga resolver a situação.

Fique atento para vagas internas e para chances de transferência de gerência. Não espere que seu chefe fale isso para você, corra atrás.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.