PRODUTIVIDADE

3 dicas para aumentar a sua criatividade em 2014

As coisas que fazemos no dia a dia são diretamente conectadas às nossas lembranças

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Todos nós queremos ser pessoas criativas. Nos esforçamos para ter novas ideias, solucionar problemas mais rapidamente e, principalmente, realizar um trabalho inovador. Porém, cientistas descobriram um dado que pode ser desconcertante para algumas pessoas: o nosso cérebro tende a não ser criativo.

As coisas que fazemos no dia a dia são diretamente conectadas às nossas lembranças. As tarefas que temos que realizar, a nossa forma de pensar, nossas habilidades são atos baseados em nossas ações passadas. Essa regra não foge da criatividade: assim como quase todas as nossas ações, ser criativo depende estritamente das nossas antigas experiências. Portanto, quando você surge com uma incrível solução para um problema, na verdade, sua mente só reciclou o que foi criado antes e adaptou isso para a situação atual.

Para que uma ideia seja realmente criativa, é necessário que a nossa mente se desvencilhe das velhas noções. Ela precisa quebrar os paradigmas em que nos encontramos e “pensar fora da caixa”. Entretanto, o nosso cérebro não quer que isso aconteça – ele quer que reciclemos o que já conhecemos. Ele literalmente poda o seu lado criativo.

PUBLICIDADE

Para contornar isso, toda vez que você sentir que está em uma “rotina criativa”, tente descobrir em que memória ou conhecimento o seu cérebro está tentando se conectar. Pergunte-se: “Por que estou pensando dessa maneira?” e “Quais experiências estão fazendo com que eu pense dessa forma?”. Assim que você conseguir ter ideia do que está influenciando os seus pensamentos, existem algumas dicas para colocá-los de lado e conseguir pensar de um jeito realmente inovador:

1 – Expanda o seu horizonte

Saia da sua zona de conforto: leia livros de autores diferentes, assista a filmes desafiadores, estude um novo idioma, etc. Busque por situações que possam trazer mais experiências e utilize-as para ter novas ideias.

2 – Analise de outros ângulos

Se você está realmente acostumado a sua “rotina criativa”, é essencial que você se esforce para analisar as situações de outro ângulo. Se o seu cérebro está tendo dificuldade para ter novas ideias, mude as palavras e os termos. Vá para um lugar totalmente novo. Instigue um brainstorming e, a partir disso, será mais fácil pensar em coisas inovadoras. 

3 – Conheça novas pessoas

PUBLICIDADE

Um grande bloqueio para a criatividade é estar sempre com as mesmas pessoas, falando sobre as mesmas coisas. Esforce-se para conhecer novas pessoas e fazer novos amigos. Falem sobre coisas diferentes e aborde novos assuntos.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.