20 atitudes que você deve evitar em uma entrevista de emprego

Uma entrevista de emprego mostra todos os pontos positivos que um currículo não é capaz de exibir. Confira o que não fazer nessa oportunidade

Publicidade

SÃO PAULO – Em uma entrevista de emprego, o profissional tem o potencial de mostrar ao recrutador todos os pontos positivos que um currículo não é capaz de exibir. É a oportunidade de convencer essa pessoa de que você é o profissional ideal para vaga, aquele que a empresa estava esperando contratar. Por outro lado, a entrevista também pode ser um grande fiasco e deixar a imagem errada de que você não está preparado para o emprego.

Para evitar esses erros e ser contratado, confira 20 coisas que você não pode fazer em uma entrevista de emprego: 

1 – Chegar muito tempo antes: não chegue meia hora ou vinte minutos antes. Espere para chegar no máximo 10 e no mínimo cinco minutos antes do horário marcado.

Continua depois da publicidade

2 – Chegar atrasado: se for para chegar atrasado, melhor remarcar a entrevista.

3 – Levar café: não leve café, garrafinha de água ou qualquer outra comida aparente. Se necessário levar, deixe guardado na bolsa.

4 – Tocar o rosto ou cabelo: não toque seu rosto repetidas vezes ou fique mexendo no cabelo. Pode ser dispersivo e tirar a concentração do recrutador.

5 – Esquecer-se de agradecer: não espere 24 horas para escrever um e-mail de agradecimento para o entrevistador. Seja breve e específico.

6 – Ligações inúteis: se for mandar o agradecimento, opte pelo e-mail, não faça o recrutador perder tempo com uma ligação desnecessária.

7 – Recusar testes: mesmo que você tenha um compromisso muito importante, cumpra todas as etapas da entrevista e não recuse nenhum teste.

Continua depois da publicidade

8 – Falar sobre seus pais: não comente sua vida pessoal ou sobre a profissão e sucesso de seus pais. Irá passar a impressão errada de dependência e falta de iniciativa individual.

9 – Cabelo molhado: não chegue à entrevista com os cabelos molhados, pois não transmite uma imagem profissional.

10 – Hálito ruim: ir para a entrevista com hálito ruim faz com que qualquer qualificação profissional se perca no mau cheiro.

Continua depois da publicidade

11 – Não saber o que fazer: não desabafe para o entrevistador suas frustrações profissionais. Você deve garantir que ele enxergue você como alguém seguro que pode garantir o cumprimento das tarefas.

12 – Não ser criativo: se o recrutador perguntar para você quais são suas leituras favoritas , evite citar o nome de livros ou autores muito populares e previsíveis.

13 – Perguntar que horas são: fazendo isso você irá transmitir a impressão de que está com pressa e quer ir embora o quanto antes.

Continua depois da publicidade

14 – E-mail de apresentação longo: quando for enviar seu currículo por e-mail, não faça uma carta de apresentação muito longa. Guarde o melhor para a entrevista.

15 – Falar mal do outros candidatos: se você estiver em uma feira de carreira, por exemplo, não faça um comentário difamatório sobre os outros candidatos.

16 – Discrepância de objetivos: se você está concorrendo para uma posição no departamento de vendas, por exemplo, não diga para seu possível chefe que seu objetivo em longo prazo é trabalhar com esportes ou moda.

Continua depois da publicidade

17 – Não conhecer a empresa: não vá para a entrevista sem conhecer a empresa, o site e principais informações da vaga oferecida.

18 – Não perguntar nada: no fim da entrevista, evite dizer que não tem pergunta nenhuma. Faça pelo menos uma questão, como, por exemplo, “Como é a cultura do escritório?”.

19 – Fazer as perguntas erradas: um exemplo do tipo de pergunta que você não deve fazer: “As pessoas da empresa gostam de sair juntas depois do trabalho?”.

20 – Falar mal do ex-chefe: não fale mal de seu chefe ou empregador antigo, isso é um indicativo ruim de sua postura profissional.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.