Consegue responder?

15 perguntas que o Google fazia em processos seletivos, mas foram banidas por serem muito difíceis

Consultor de empregos nos EUA reuniu algumas das perguntas que costumavam ser feitas a candidatos a vagas de emprego

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Não é mistério que o processo seletivo do Google é um dos mais difíceis, independentemente da localidade do escritório. No Brasil, segundo candidatos que participaram do processo seletivo para vagas na gigante, o processo é difícil: em uma escala de 0 a 5, sendo 0 fácil e 5 difícil, a nota média da empresa é de 3,7.

O que sempre chama atenção se tratando das entrevista de emprego do Google são as perguntas feitas aos candidatos.

Segundo o Love Mondays, candidatos a vagas do Google foram questionados, por exemplo, sobre os números que são utilizados para fazer um software, sobre qual a estimativa de número de arvores que existe na floresta amazônica, “se estivesse em um liquidificador que roda sem parar, como faria para sair?” e até para que o candidato construísse um histograma em tempo linear a partir da idade de todas as pessoas da Terra. Todas essas foram feitas em processos seletivos do Brasil.

PUBLICIDADE

Considerando outros países onde a Google atua, o nível de dificuldade fica ainda maior – e são feitas perguntas tão bizarras que algumas chegaram a ser proibidas. O consultor de empregos norte-americano Lewis Lin chegou a unir, em 2009, 140 questões que foram feitas a seus clientes pelo Google e que também foram banidas.

A seguir, confira algumas delas, reunidas pelo Business Insider, e suas respostas:

Quanto você deveria cobrar para lavar todas as janelas da cidade de Seattle?
Aqui, o truque é dar uma resposta mais simples do que a pergunta pede. Portanto, chutar um valor por janela seria uma boa.

Por que algumas tampas de esgoto são redondas?

Você precisa confirmar que seu amigo Bob tem o seu número de celular correto, mas não pode perguntar a ele diretamente… Você precisa escrever a pergunta em um papel e entregar a Eve, que o entregará para Bob e lhe retornar a resposta. O que você pode escrever no papel, além da pergunta, que garanta que o Bob consiga entender a mensagem de forma que Eve não descubra seu número de telefone?
Já que você precisa somente “checar”, você pode escrever pedindo que Bob ligue para você em um determinado horário. Se ele não ligar, pode-se assumir que ele não tem o número correto.

Quantos sintonizadores de piano existem em todo o mundo?

PUBLICIDADE

Cada homem de uma vila de 100 casais traiu sua mulher. Cada mulher da vila sabe instantaneamente quando algum homem, que não seu marido, traiu, mas não sabe quando seu marido o fez. A vila tem uma lei que proíbe o adultério. Qualquer mulher que consiga provar que seu marido é infiel precisa mata-lo. As mulheres da vila jamais desobedeceriam essa lei. Um dia, a rainha da vila visita e anuncia que ao menos um marido foi infiel. O que acontece?

Um homem empurrou seu carro até um hotel e perdeu toda a sua fortuna. O que acontece?

Quantas vezes ao dia os ponteiros de um relógio se sobrepõe?
22 vezes. (12:00, 1:05, 2:11, 3:16, 4:22, 5:27, 6:33, 7:38, 8:44, 9:49, 10:55 e 12:00, 1:05, 2:11, 3:16, 4:22, 5:27, 6:33, 7:38, 8:44, 9:49, 10:55)

Quantos aspiradores de pó são produzidos ao ano nos Estados Unidos?

Desenhe um plano de evacuação para São Francisco.
A ideia do entrevistador é ver como o candidato atacaria o problema. O ideal, portanto, seria o candidato questionar contra qual desastre natural a cidade está se planejando.

Se uma pessoa disca uma sequência de números no telefone, quais são as possíveis palavras que podem ser formadas com as letras associadas a esses números?

Quantas bolas de golfe cabem em uma van escolar?

Você é encolhido à altura de uma moeda e sua massa é proporcionalmente reduzida para manter sua densidade original. Você, então, é “jogado” em um liquidificador vazio que começará a rodar em 60 segundos. O que você faz?
Não existe uma resposta correta. A ideia dessa pergunta é julgar a criatividade do candidato.

Você tem dois ovos e acesso a um prédio de 100 andares. Ovos podem ser muito frágeis ou muito fortes, o que significa que podem quebrar se jogados do primeiro andar ou não quebrar se forem jogados do 100º andar. Ambos os ovos que você possui são idênticos. Você precisa descobrir qual é o andar mais alto do prédio de onde um ovo pode ser jogado sem que ele quebre. A pergunta é: quantas vezes você precisa joga-lo? Você pode quebrar somente dois ovos no processo.
A resposta é 14 vezes. Ao invés de dividir os andares por dez, comece no 14º andar e então suba 13, depois 12, depois 11, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, até chegar ao 99º andar. Se o ovo fosse quebrar no 100º andar, o número de vezes que ele seria jogado seria 12.
Digamos, por exemplo que o 49º fosse o andar mais alto do prédio, o número de jogadas seriam a 14ª, 27ª, 39ª, 50ª, mais os dandres 40, 41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48 e 49 para um total de 14 jogadas.

Você precisa se descolar do ponto A até o ponto B, mas não sabe chegar até lá. O que você faz?

Explique o que é uma base de dados para seu sobrinho de oito anos em apenas três frases.
Também não existe uma resposta correta. Aqui, o entrevistador quer avaliar a habilidade do candidato de comunicar ideias complexas em uma linguagem simples.