Momento difícil

15 dicas sobre o que fazer e o que não fazer logo depois da demissão

O momento é amargo, mas não se deixe abater

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Mesmo quando esperada previamente, a demissão é sempre um baque em algum sentido. Mas depois do choque, é necessário agir.

Em uma conversa com o Business Insider, a especialista norte-americana Lynn Taylor explica que, depois de receber as más notícias, é comum que as pessoas tenham algumas reações emocionais, como raiva, pânico ou depressão. “Inicialmente, você precisa focar em recompor-se, e entender seu posicionamento”, explica. “Só assim você conseguirá voltar a fazer o que faz melhor”.

Confira 15 dicas da especialista para se preparar para a caça ao novo emprego:

PUBLICIDADE

1. Respire fundo

Entrar em pânico, embora muito comum, é também muito prejudicial. A sugestão é encontrar um lugar calmo para refletir e acalmar os ânimos. Exercícios como meditação e caminhadas longas podem ajudar.

2. Não leve para o pessoal

Em boa parte dos casos, demissões são resultado de reestruturações nas empresas e, portanto, têm razões que vão muito além do seu controle. Em vez de manter os pensamentos nesse revés, foque em como lidar com a situação.

3. Não assine nada imediatamente

É possível que o RH entregue imediatamente um papel para ser assinado logo depois da notícia da demissão. Segundo a especialista, o ideal é levar para casa e ler com cuidado antes, já que pode se tratar de um termo onde o demitido se compromete, por exemplo, a não processar ou competir com a empresa durante determinado período.

PUBLICIDADE

4. Fale sobre os detalhes

Tire todas as suas dúvidas de uma vez com o RH. É importante saber o que receberá, se existe alguma ajuda neste momento por parte da empresa e o que acontecerá com os benefícios, por exemplo.

5. Salve as coisas importantes do seu computador

Antes de perder o acesso, assegure-se de que todos os seus documentos importantes sejam salvos na nuvem ou em algum dispositivo pessoal. Relatórios de performance, por exemplo, podem ajudar na busca por um novo emprego.

6. Peça recomendações

A ajuda de colegas e chefes pode ser útil na busca por um novo emprego. Anote o contato pessoal de todos eles.

7. Ligue para uma pessoa de confiança

Para Taylor, sofrer em silêncio é prejudicial. Ligar para um membro da família ou amigo querido pode tirar um pouco do peso das más notícias, além de dar novas perspectivas.

8. Não aja como vítima

A vitimização é uma mentalidade que pode impedi-lo de seguir em frente. Pessoas com esses pensamentos tendem a apresentar características passivo-agressivas e afastar os outros, explica o livro “Are You a Victim of The Victim Syndrome?”.

9. Não tome decisões drásticas

Para Penny Locey, da firma de consultoria de carreira Keystone Associates, tomar decisões drásticas no calor do momento não é aconselhável. Cancelar viagens, ligar para diretores de outras empresas ou mudar o visual entram na lista.

10. Ensaie uma resposta para quando não quiser falar sobre isso

Diga que está procurando por outra oportunidade ativamente, que agradece pela preocupação e que manterá a pessoa que perguntou informada, por exemplo.

11. Não envie mensagens ainda

Sair pedindo ajuda para todos os seus conhecidos imediatamente pode ser um erro, já que é um momento em que você deve refletir sobre os próximos passos, explica o especialista . É melhor fazer a rede de contatos depois que a poeira baixar.

12. Escreva suas habilidades

Para a especialista, escrever uma lista com as principais conquistas da sua vida é importante para melhorar a autoestima e lembrar a si mesmo do valor que tem no mercado.

13. Tire alguns dias de folga

Ter um tempo para relaxar e fazer coisas diferentes pode ajudar a tirar a tensão. Recarregar as energias antes de buscar um novo emprego é altamente recomendável por especialistas.

14. Processe as emoções

Reconheça o que está sentindo e saiba o que você fará em seguida com esse turbilhão de emoções.

15. Tenha uma visão ampla

Por mais desafiador que seja buscar um novo emprego, pense em toda a sua carreira e tudo o que já conquistou, além de onde quer e pode chegar. Examine toda a carreira, as prioridades, paixões e metas de longo prazo, diz a especialista. A experiência pode ser uma forma de levar sua carreira para o próximo nível.