você cultiva algum deles?

15 comportamentos que sabotam lentamente sua carreira

Segundo o Business Insider, há comportamentos nocivos para a carreira que passam despercebidos no dia-a-dia corporativo

SÃO PAULO – Há erros graves que podem destruir de imediato sua reputação no trabalho. Porém, segundo o Business Insider, há comportamentos que passam despercebidos no dia-a-dia corporativo que são igualmente nocivos para a carreira.

Confira abaixo quais são os 15 comportamentos que corroem lentamente sua credibilidade e chances de crescer profissionalmente:

1. Você não se adapta à cultura da empresa
Cada empresa tem seu próprio conjunto de costumes, valores e regras. Mais organizações buscam profissionais que, antes de tudo, “vestem a camisa”. Se você não se identifica com os valores da empresa, aos poucos, conflitos e desgastes vão se tornando cada vez mais evidentes.

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2. Você não assume seus erros
Não assumir responsabilidade de seus erros e fracassos é outro comportamento que pega mal no ambiente de trabalho. Passar a culpa para colegas, sistemas e até superiores pode passar a impressão de que você é imaturo para lidar com crises no trabalho.

3. Você faz o mínimo necessário
Você cumpre prazos, nunca chega atrasado, entrega ao final do dia todas as atividades que lhe são atribuídas. Por outro lado, não mostra interesse em buscar novos desafios, ir além de suas funções e não se preocupa com o crescimento da empresa. Se você se identificou com a descrição, seu emprego pode estar em risco.

4. Você não mantém a palavra
Você promete que vai entregar o projeto em um dia, mas acaba entregando uma semana mais tarde ou confirma presença em um evento da empresa e não aparece. Com o tempo, os colegas e superiores perdem a confiança em você.

5. Suas roupas não são adequadas
Assim como se alinhar com a cultura é primordial para seu sucesso dentro da empresa, suas roupas também devem se enquadrar. Não sabe como deve se vestir? Um bom espelho é seu chefe e colegas próximos.

6. Você é pessimista
Sustentar uma visão negativa sobre tudo e todos é se tornar uma pessoa incômoda para a equipe. Se você só traz problemas, nunca encontra uma solução e sempre faz críticas, você não promove um convívio saudável ao seu redor.

7. Você ignora os colegas de trabalho
Ter um bom relacionamento com seus colegas é tão importante quanto criar laços com seus superiores. Lembre-se que o futuro é incerto e o colega de hoje pode ser seu chefe amanhã. 

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8. Você fica apenas na defensiva
Seu chefe não espera que você seja perfeito, mas ficar sempre na defensiva quando recebe um feedback negativo é um dos piores comportamentos que você pode cultivar no trabalho. Se você não sabe lidar com críticas, você provavelmente não saberá melhorar seus defeitos.

9. Você procrastina
Você deixa para entregar sempre no último minuto, mas não percebe que isso pode dificultar o andamento das atividades de outras pessoas de sua equipe. Se algo der errado, você provavelmente será o primeiro responsabilizado.

10. Você escreve e-mails mal-educados
Não importa o quão amigável é pessoalmente, utilizar uma linguagem concisa no e-mail tem o risco de ser mal interpretado pelos seus chefes, clientes e colegas.

11. Você não faz contribuições significativas
Dizer algo em uma reunião apenas por falar não vai acrescentar em nada. Em vez disso, prepare um tempo para avaliar o que será discutido.

12. Você sempre se atrasa
Frequentes atrasos podem dar a impressão de que você não consegue assumir compromissos. Para os colegas, os atrasos diários soam como desrespeitosos e indiferentes, já que todos têm horários a serem cumpridos.

13. Você fala demais
Ter um bom convívio no trabalho é positivo, mas há um limite. Falando demais, você perde o foco do seu trabalho e ainda desconcentra seus colegas.

14. Você ignora e-mails
Deixar de responder e-mails não só frustra quem precisa do seu retorno como é terrivelmente desrespeitoso.

15. Você é rude
Você faz um bom trabalho, responde e-mails rapidamente e com educação e tem observações pontuais em reuniões. É preciso também saber ser simpático e sociável. Lembre-se que educação é a chave para conquistar as pessoas – dentro e fora do ambiente profissional.