13 lições do técnico Abel Ferreira sobre liderança, gestão e carreira

Considerado o melhor treinador do Brasil, Abel Ferreira falou sobre desafios e estratégias na Expert XP, em São Paulo

Equipe InfoMoney

Publicidade

O técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, é considerado o melhor treinador em atividade no Brasil, segundo pesquisa do Instituto Atlas/Intel divulgada no início deste mês. Em abril, o português também se tornou o treinador com mais títulos conquistados pelo time brasileiro.

Foi com essa bagagem toda que, na sexta-feira (30), ele deu uma série de dicas sobre liderança, gestão e carreira ao lado de Bernardinho, outro craque do esporte e dos negócios, em participação na Expert XP 2024. Veja abaixo 13 lições de Ferreira.

1. Não há fórmula do sucesso

Não há fórmula do sucesso, mas sim um processo que ajuda a chegar mais próximo dos resultados esperados. E a base para alcançar qualquer tipo de objetivo é o planejamento.

2. Busque sua melhor versão

Não é legal se comparar com outros. O líder precisa perceber qual sua melhor versão e buscar essa melhor versão, fazendo com que ela seja mais consistente possível.

3. Faça boas escolhas

Um líder precisa ser capaz de escolher pessoas comprometidas em trabalhar em equipe e que tenham compromissos e objetivos comuns bem claros. Além disso, é ideal que as tarefas fiquem bem definidas entre todos na busca de um objetivo comum.

4. Conheça sua equipe

É preciso conhecer de verdade as pessoas da equipe, suas capacidades e potencialidades, para que seja possível extrair o máximo delas. Uma das formas é dar liberdade para que ela possa mostrar dentro de uma organização todo potencial que tem para servir os interesses do grupo e do time.

Continua depois da publicidade

5. Não exija demais

Alguns técnicos e treinadores esgotam os treinadores. A experiência diz, no entanto, que quando cercas são colocadas em volta das pessoas, e são obrigadas a fazer um monte de coisas, muitas vezes o potencial delas é castrado.

6. Ouça

Além do estudo e análise, a equipe tem muito a ensinar. Às vezes, um líder acha que o melhor negócio é ir para direita, mas o jogador ou o atleta mostra que o melhor caminho é ir para a esquerda.

7. Seja consistente

O caminho é fácil. O difícil é ser consistente segunda, terça, quarta, uma semana, um mês, um ano, quatro anos. É isso que faz a diferença.

Continua depois da publicidade

8. É preciso fazer renúncias

Quem quer ser o melhor dos melhores, precisa estar disposto a pagar o preço, pois há muitas renúncias e sacrifícios pelo caminho, e muita gente vai ficar para trás para você ser o melhor.

9. Os “nãos” são gasolina

Os “sim” são positivos, mas também são armadilhas. Elogios e vitórias são como espadas e, quem senta neles, pode se machucar. Já os “nãos”, por mais duros que sejam, são como gasolina, eles são desafiadores e podem fazer você continuar.

10. Persista

Muitas pessoas vão dizer que você não vai conseguir, que é melhor desistir, que é muito difícil, que isso é para poucos. Mas se os outros conseguem, você também é capaz, e, caso não dê certo, pelo menos fica com a consciência tranquila de que fez tudo o que podia.

Continua depois da publicidade

11. Decisões difíceis

Decisões difíceis tornam o futuro mais fácil, e decisões fáceis tornam o futuro mais difícil. As mudanças difíceis encerram ciclos e a gente pode seguir em frente. Um líder, um CEO, um treinador têm esse papel. É para isso que está na posição e é preciso pensar no melhor para a empresa, não só para o funcionário.

12. Comunicação eficaz


Líder deve ter comunicação eficaz, incisiva, específica e clara e cobrar a partir disso. Liderança é feita pelo conhecimento e exemplo. E não é necessário ser autoritário com a equipe. O líder deve delegar, ajudar e corrigir quando necessário.

13. A pressão faz parte do jogo

Quem lidera times e equipes quer resultados, quer ganhar, quer ter lucro. É preciso entender desde o início que essa pressão existe e ela é necessária.