13 dicas para turbinar seu perfil do LinkedIn em um “currículo atraente”

Ao mesmo tempo em que é útil tanto para o recrutador quando para os que buscam um emprego, para o segundo pode ser uma armadilha, se não tiver um perfil bem montado e que chame atenção de outras pessoas

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – O LinkedIn tornou-se uma das principais ferramentas de busca por profissionais para vagas de emprego, principalmente por mostrar quais são as habilidades de possíveis candidatos, o perfil de quem trabalha na área e as experiências anteriores.

Ao mesmo tempo em que é útil tanto para o recrutador quando para os que buscam um emprego, para o segundo pode ser uma armadilha, se não tiver um perfil bem montado e que chame atenção de outras pessoas.

Confira as dicas do Inc. para ter um bom perfil do LinkedIn:

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

1. Coloque uma foto
Colocar uma foto com uma boa resolução é necessário, já que os recrutadores geralmente passam o dia em busca de perfis e analisando diversos. Por isso é fácil esquecer qual é o perfil de cada candidato – e é isso que a foto impedirá de acontecer.

2. Incentive o contato
Se você pretende entrar em contato com os recrutadores (e que eles façam o mesmo), encoraje-os a fazê-lo.

3. Indique seu contato
A não ser que você esteja fechado para qualquer um disposto a te alcançar, inclua suas informações de contato em seu perfil. Nunca se sabe quando alguém interessado em seu perfil entrará em contato para algo que também te interesse. Procure indicar ao menos seu e-mail em seu perfil e selecionar alguma categoria de pessoas para poderem entrar em contato com você – mas evite usar o sistema de mensagens do LinkedIn.

Continua depois da publicidade

4. Capriche em seu resumo
Escreva em seu resumo que demonstre o que você está interessado em fazer e transmita sua experiência e vontade de aprender e aceitar novos desafios. No final, escreva uma série de “palavras-chave”, como: “Palavras-chave: gráficos, mecanismo de dados, mecanismo de jogos, OpenGL, WebGL, C++,…”; elas podem fazer com que você apareça em muitas buscas que os recrutadores forem fazer.

Mencionar suas habilidades também é uma opção, especialmente quando você tiver tempo para incluí-las em categorias.

5. Transmita sua paixão por algo
Escrever que sua paixão é “resolver problemas difíceis” já não lhe garante um diferencial, mas sim te encaixa em um clichê. Escreva sobre com o que você ama trabalhar e explique o cargo que está buscando, tamanho da empresa o que está disposto a explorar.

6. Responsabilidades e realizações
Para cada sessão em sua experiência de trabalho, liste suas responsabilidades e conquistas – se possível, usando número. Isso é um demonstrativo do quanto você é capaz de desenvolver certa habilidade ou realizar certas tarefas.

7. Não escreva parágrafos muito grandes
Grandes parágrafos podem cansar o recrutador ou fazer com que ele perca interesse em seu perfil. Distribua suas ideias em pedaços e use traços individuais, destacando um ponto principal.

8. Conecte-se a outros lugares
Indique seu perfil em outros sites, para que as pessoas sejam direcionadas para ele ao navegarem pela internet em busca de perfis.

9. Releia seu currículo
Ler o que você escreveu em voz alta pode indicar no que você falhou, possíveis erros, padrões de escrita e se uma frase pode ter sentido diferente do que você pretendia.

10. Peça para outras pessoas lerem
A ajuda de outras pessoas é muito útil nesses casos: eles podem mostrar quais pontos não estão claros, possíveis erros de gramática, etc. Mas também fique atento: a opinião deles pode trazer o efeito contrário.

11. Localização
Se você está em busca de empregos em outra cidade, atualize sua localização para o lugar em que busca trabalhar, não onde mora. Esse passo pode passar despercebido, mas é importante: a cidade que você escolher dita quem te contata e quais empregos o LinkedIn vai lhe recomendar.

12. Cuidado com suas experiências anteriores
Não indique experiências que foram de curta duração ou que representem pequenos compromissos, pois isso pode ser um critério de exclusão para as empresas contratantes. Se você pretende conquistar uma posição de longo prazo, mas só assumiu posições por menos de um ano, escreva um texto defendendo por que você deve ser confiável para assumir o compromisso.

13. Solicite recomendações
Recomendações de ex-chefes e colegas de trabalho demonstram suas habilidades, conhecimentos e que você pode ser ideal para uma vaga específica.

Tópicos relacionados