13 características dos funcionários mais amados pelos chefes

Pode ser que não pareça, mas, se você tiver essas características, deve ser um funcionário excepcional

Paula Zogbi

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SÃO PAULO – Funcionários perfeitos nem sempre são aqueles que amam seus empregos. Muitas vezes, os queridinhos dos chefes não têm a menor ideia de seu status – principalmente em empresas que não possuem um bom programa de feedback.

Para ajudar, o site Business Insider separou uma lista de características que a grande maioria dos chefes adora. Se você as possui, pode ficar um pouco mais confiante neste sentido:

1. Bom relacionamento com os colegas

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Ser uma pessoa agradável e se dar bem com os demais funcionários pode significar alinhamento com a cultura da empresa.

2. Honestidade

Integridade é palavra chave no ambiente de trabalho. Falar francamente e trabalhar com honestidade é essencial para ser um bom funcionário. Isso, claro, se a empresa não tiver um ambiente tóxico onde as pessoas tendem a “puxar tapetes”.

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3. Disposição

Pessoas incansáveis são as que mais se destacam no ambiente corporativo. Isso porque a maioria de nós simplesmente se contenta com o “bom” ou “necessário”. Ter disposição acima da média é sempre buscar resultados melhores, adquirir novos conhecimentos e nunca estar parado.

4. Responsabilidade

Aceitar desafios e realizar tarefas por si pode ser importante em ambientes de trabalho íntegros.

5. Personalidade confiável

Favoritos dos chefes nunca deixam de realizar tarefas e funcionam como reloginhos. Se seus superiores podem contar com você e sabem disso, ponto positivo.

6. Facilidade com as políticas do ambiente

Cada local de trabalho tem características próprias, e os melhores funcionários, do ponto de vista dos chefes, são aqueles que sabem se adaptar às mesmas.

7. Didática

Saber ajudar seus pares a realizar os próprios trabalhos é outro ponto positivo e que chama atenção dos superiores.

8. Proatividade

Pessoas que resolvem assuntos antes da cobrança são valorizadas em equipes.

9. Voz

Comunicação é importante. Dividir opiniões com clareza é mais um passo para ser notado pelos superiores.

10. Constância

Realizar tarefas até o final, sem que nada fique incompleto, é uma característica mais rara do que parece. Gestores valorizam pessoas que dizem quais são seus próximos passos e cumprem o que disseram.

11. Rigor

Ser simpático é agradável, mas pessoas sérias e rigorosas se tornam os funcionários modelo na maioria dos casos.

12. Limite

Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso trabalhar mais do que seu corpo e sua mente aguentam para ganhar destaque em um ambiente de trabalho saudável.

13. Autoconhecimento

Os melhores colegas de trabalho são aqueles que conhecem as próprias fraquezas e trabalham sem arrogância. Além de melhorar o relacionamento interpessoal, o essa característica permite aprendizado constante.

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Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney