12 coisas que as pessoas não devem revelar sobre elas no trabalho

Falar mais do que se deve pode levar a sua carreira para a direção errada

Juliana Américo Lourenço da Silva

Publicidade

SÃO PAULO – É muito difícil construir uma rede de networking no trabalho se você não se abrir com os seus colegas, mas é preciso tomar certo cuidado, pois se você revelar coisas erradas, o efeito pode ser devastador sobre a sua carreira.

Segundo o site Entrepreneur, a TalentSmart descobriu, em uma pesquisa com mais de um milhão de pessoas, que 90% dos profissionais bem-sucedidos são emocionalmente inteligentes e pessoas que sabem controlar os seus sentimentos são hábeis em ler os outros, e em o que devem ou não revelar sobre si no trabalho.

Confira as 12 coisas que as pessoas mais revelam sobre si que levam suas carreiras para a direção errada:

Continua depois da publicidade

1- Que elas odeiam o trabalho
A última coisa que alguém da sua empresa quer ouvir é que alguém odeia o seu trabalho. Se o fizer, será rotulado como uma pessoa negativa, que não é um jogador da equipe. Supervisores são rápidos para perceber funcionários que arrastam para baixo a moral da equipe, e eles sabem que há sempre alguém mais entusiasmado à espera de uma vaga.

2- Que elas acham que alguém é incompetente
Haverá sempre pessoas incompetentes em qualquer local de trabalho. Se você não tem o poder para ajudá-los a melhorar ou para demiti-los, então você não tem nada a ganhar com fofocas de corredores. Ficar anunciando a incompetência de seu colega aparenta ser uma tentativa insegura para fazer você parecer melhor.

3- Quanto elas ganham de salário
Ficar falando o quanto você ganha no ambiente de trabalho cria um ambiente negativo. É impossível atribuir salários com justiça perfeita, e revelando seu, dá aos seus colegas de trabalho uma medida direta de comparação. Como todo mundo sabe o quanto você ganha, tudo que você faz no trabalho é considerado contra o seu rendimento.

4- Tentar impor crenças políticas e religiosas
Crenças políticas e religiosas estão ligadas à sua identidade e não devem ser discutida no trabalho. Confrontar os valores centrais de alguém pode ser visto pela outra pessoa como algo insultante. Esteja disposto a ouvir os outros sem tentar impor a sua opinião, pois tudo o que se precisa é um olhar de desaprovação para começar um conflito.

5- O que elas fazem no Facebook
A última coisa que seu chefe quer ver quando ele entra no Facebook é fotos de você tomando tequila em uma festa. É importante tomar cuidado com o que se coloca nas redes sociais, pois elas revelam muito sobre alguém e podem deixar uma má impressão.

6- O que elas fazem dentro do quarto
Independente se a sua vida sexual é fora deste mundo ou está completamente parada, essa não informação para se compartilhar no trabalho. Tais comentários podem obter uma risada de algumas pessoas, mas deixar desconfortáveis e até mesmo ofendidas algumas outras.

7- O que elas pensam que alguém faz no quarto
Especular sobre a orientação sexual de um colega de trabalho também não é a melhor coisa para ficar discutindo nos corredores da empresa.

8- Gabar-se de suas conquistas
Anunciar as suas ambições no trabalho quando elas estão em conflito direto com os interesses de outras pessoas aparenta-se como algo egoísta e indiferente àqueles que trabalham com você. Grandes funcionários querem que toda a equipe tenha sucesso, não apenas eles mesmos. Independentemente de seus motivos reais (alguns de nós realmente trabalham apenas por dinheiro), anunciar a sua meta egoísta não vai ajudá-lo a chegar lá.

9- O quanto você era selvagem na faculdade
Seu passado pode dizer muito sobre você. Só porque você fez algo estranho ou estúpido, há 20 anos, não significa que as pessoas vão acreditar que você desenvolveu um julgamento impecável desde então. Alguns comportamentos que possam qualificar-se como apenas mais um dia típico na fraternidade, como uma noite de bebedeira, pequenos furtos, dirigir bêbado, entre outros, mostra a todos que você é impulsivo e descontrolado.

10- O que você fez no final de semana
Assim como as suas histórias do passado, as suas aventuras do final de semana não precisam ser anunciadas no trabalho, principalmente quando o assunto envolve álcool e drogas. Falar o quanto você ficou bêbado não vai fazer com que as pessoas pensem que você é divertido e sim o quanto imaturo e falta de bom senso você tem.

11- Piadas ofensivas
Se há uma coisa que podemos aprender com as celebridades, é ter cuidado com o que você diz. Piadas ofensivas podem fazer as outras pessoas se sentirem mal.

12- Que você está procurando outro emprego
Depois de revelar que você está planejando para ir embora, você, de repente, se tornar um desperdício de tempo para todos. Há também a chance de que sua procura por emprego não seja bem sucedida, por isso, é melhor esperar até que você tenha encontrado um emprego antes de contar a alguém.