Produtividade

11 maneiras de se tornar uma pessoa super-produtiva

Existem muitos fatores que podem distrair e atrapalhar a produtividade, mas basta saber lidar com eles e controla-los para alcançar o máximo de produtividade possível

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Produtividade é a chave para conseguirmos realizar tudo o que é preciso nas 24 horas do dia ou até mesmo mais do que é necessário. Mas parece que isso é algo que poucas pessoas conseguem fazer.

É, entretanto, apenas uma questão de prática. Existem muitos fatores que podem distrair e atrapalhar a produtividade, mas basta saber lidar com eles e controla-los para alcançar o máximo de produtividade possível.

Confira o que você deve fazer para se tornar uma pessoa produtiva, segundo o Entrepreneur:

PUBLICIDADE

1. Nunca deixe as coisas para depois
O maior inimigo da produtividade é prolongar as atividades – por exemplo, salvar um e-mail ou uma ligação de telefone para poder resolver posteriormente. Quando algo chamar sua atenção, faça na hora.

2. Termine o dia pronto para o seguinte
Essa prática conclui tudo o que você fez no dia e garante que o dia seguinte também será produtivo. Procure deixar tudo pronto para não ter que finalizar algo do dia anterior.

3. Comece pelo ruim
Esse é o melhor antídoto para a procrastinação. Comece o dia fazendo o que menos te agrada e é mais difícil antes de qualquer outra coisa. Assim você fica livre para fazer o que te agrada e termina o dia bem.

4. Ignore as pequenas coisas
Eventualmente, algumas atividades pequenas, mas urgentes, devem aparecer; mas o mais comum é darmos atenção a pequenas coisas irrelevantes que podem atrasar grandes projetos. Procure ignorar o que for irrelevante.

5. Siga os horários e sua agenda em uma reunião
Reuniões podem durar horas a mais do que o planejado e arruinar parte da produtividade do dia. Em uma reunião, tente não prolongar o horário planejado e ter mais foco durante ela.

6. Diga “não”
Dizer não a novos compromissos demonstra organização com os que você já possui e te dá a oportunidade de completa-los. Evite dizer que não tem certeza ou que não sabe se consegue arcar com algo novo. Pode soar contraditório, mas dizer “não” pode aumentar sua produtividade e melhorar seu humor.

PUBLICIDADE

7. Confira seus e-mails apenas na hora certa
E-mails podem se tornar uma interrupção constante; estabeleça alguns horários para checar sua caixa de entrada e use algumas funções que priorizem os e-mails mais importantes – os demais, deixe para um momento livre.

8. Não faça muitas coisas ao mesmo tempo
Ser “multi-tarefa” é algo que destrói a produtividade, já que é impossível prestar atenção de maneira uniforme em todas as atividades. Isso reduz sua eficiência e performance.

9. Saia da rede quando necessário
Caso as redes sociais, e-mail e até mesmo telefone te atrapalhem em algum momento, desligue todos. Essa é uma estratégia para completar as atividades e projetos que são de maior prioridade.

10. Encarregue alguém
Se você possui alguém inferior a você e percebe que alguma atividade pode tomar boa parte do seu tempo, passe para a pessoa. As pessoas de grande produtividade têm em mente de que outras pessoas são tão talentosas quanto elas mesmas.

11. Faça a tecnologia trabalhar para você
A tecnologia pode distrair as pessoas, mas também pode fazer com que elas mantenham o foco – colocando a tecnologia a seu favor. Por exemplo, busque aplicativos e ferramentas que priorizem atividades e alertem você quando algo importante acontece , para que não seja necessário conferir o celular constantemente em busca de atualizações.