Alto astral

10 razões para o humor ser a chave do seu sucesso profissional

Segundo a Forbes, pessoas engraçadas atraem sorrisos, confiança, bem estar e até mais produtividade

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SÃO PAULO – Quem acha que a chave para o sucesso profissional é demonstrar seriedade, está completamente enganado. Pelo menos é o que diz uma publicação no site da revista Forbes, que mostra um novo caminho: o humor.

De acordo com especialistas em Recursos Humanos, o bom humor pode ajudar – e muito – a ascensão profissional de uma pessoa. O pensamento também é compartilhado por executivos e líderes, apontou um estudo da Robert Half. Mais de 90% dos executivos acreditam que o senso de humor é importante para o progresso na carreira, enquanto 84% acreditam que as pessoas bem-humoradas fazem um trabalho melhor em relação às outras.

Outro estudo citado pelo site é do Bell Leadership Institute, que descobriu que as duas características mais desejáveis em líderes são a ética de trabalho e um bom senso de humor.

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Porém, não é qualquer tipo de humor que os profissionais devem lidar no ambiente profissional. Para a especialista em carreiras, Lynn Taylor, é preciso demonstrar um “humor bem colocado na situação”, isso é, nada de ofender colegas de trabalho ou os gestores. Se você ainda não se convenceu de que o humor é a chave para o sucesso, confira 10 razões para começar a achar e fazer graça no trabalho:

1. As pessoas vão gostar de trabalhar com você. Segundo a publicação, as pessoas querem trabalhar com pessoas amigáveis, que gostam de estar perto e de conviver. “Por que essa pessoa não pode ser você? Todos os dias, milhares de pessoas passam grande parte do dia trabalhando”, afirmou a especialista em carreiras, Laura Vanderkam ao site.

O humor – habilmente empregado – é uma ótima maneira de ganhar amigos e influenciar pessoas. Para Vanderkam, você precisa ser engraçado, mas sem ofender ninguém.

2. Exterminador do estresse e baixo astral. O humor tem o poder de espantar o estresse e ainda causa uma mudança comportamental no trabalho. Além disso, ele proporciona uma resposta emocional e física, que te faz relaxar quando você dá risada.

3. Humanização. Segundo a publicação, o bom humor pode unir funcionários e gestores de uma empresa, pois causa afinidades. “Pesquisas mostram que o humor é um disjuntor de tensão no local de trabalho”, disse a Forbes.

4. Humor deixa todos à vontade. Além de humanizar, o humor cria laços além dos profissionais. Ele rompe barreiras de tensão e competitividade.

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5. Humor traz a criatividade. O humor é um ingrediente-chave para o pensamento criativo. Ele ajuda você a brincar com ideias, reduzir seu senso crítico e te faz ver coisas de outras formas, estabelecendo um ambiente fértil para a inovação.

6. Constrói a confiança. Após humanizar e quebrar as barreiras da tensão no trabalho, o próximo passo é a confiança. Pessoas bem-humoradas são associadas às coisas boas e à autenticidade. Pessoas confiam mais em colegas de trabalho que compartilham de um sentimento saudável e positivo e são vistos com mais confiança. “Quando bem colocado, o humor também é visto como sinal de inteligência”.

7. Aumenta o moral da empresa. Quanto mais o ambiente corporativo for agradável, mais funcionários estarão ansiosos para trabalhar e passarão mais tempo no emprego. “Todos preferem se divertir no trabalho. Ninguém deve se sentir como um escravo no ambiente de trabalho”, diz Taylor à Forbes.

8. Acessibilidade. Uma pessoa bem-humorada é mais acessível que outras pessoas, uma vez que o humor tem o poder de quebrar as barreiras de tensão e relaxar os colegas ao seu redor.

9. Humor cria destaque na empresa. Utilizar o humor como porta-voz da empresa é um bom modo de fidelizar e ganhar mais clientes. As propagandas, embalagens e patrocínios bem-humorados são meios eficazes de conquistar os clientes.

10. O humor aumenta a produtividade. Para a Forbes, o humor cria uma atmosfera otimista que incentiva a interação, brainstorming e uma sensação de que há menos riscos de ir além, pensar “fora da caixa”. Tudo isso resulta em maior produtividade.

“É também lógico: se você estiver em um ambiente mais jovial, você vai ter mais paixão pelo trabalho e pelo que faz. Sua ética de trabalho vai aumentar e seu entusiasmo será contagiante. Seus empregadores e colegas de trabalho só têm a ganhar”, finaliza a publicação.