Felicidade no trabalho

10 profissionais mais felizes e infelizes com seus trabalhos em 2013

Em uma escala de zero a cinco, o agente imobiliário liderou a lista entre os profissionais mais felizes, com uma pontuação média de 4,26

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Como você se sente em relação ao seu trabalho atual? Se você é um agente imobiliário, pode estar satisfeito com a carreira, pois o cargo coleciona profissionais felizes, segundo pesquisa do site de carreiras Careerbliss. Já os advogados associados se mostraram os mais infelizes em 2013.

O site norte-americano compilou a opinião de 65 mil profissionais em 2012 para determinar quais empregos proporcionavam as maiores satisfações profissionais. Para classificar as carreiras, os profissionais levaram em conta diversos fatores sobre seus empregos, como a cultura da empresa, remuneração e se eles eram felizes em suas posições.

Em uma escala de zero a cinco, o Agente Imobiliário liderou a lista entre os profissionais mais felizes, com uma média de 4,26. As comissões altas tem alegrado muitos agentes, responsáveis por alugar, comprar ou vender propriedades para clientes. Já o segundo mais feliz é o Engenheiro de Garantia da Qualidade Sênor, com uma nota de 4,23.

Aprenda a investir na bolsa

Entre os profissionais mais infelizes do mercado de trabalho, os advogados associados lideram a lista, com um nível de “felicidade” médio de 2,89 de 5. “Advogados associados estão mais descontentes com a sua cultura de empresa”, disse diretor-executivo do CareerBliss, Heidi Golledge, para a Forbes. “Em muitos casos, pode levar vários anos para um advogado associado crescer na empresa”.

A lista da “infelicidade” segue com os balconistas, enfermeiros e professores, o que é uma surpresa para Golledge. “Nossa pesquisa mostra que os professores estão felizes com seus trabalhos e colegas. No entanto, os salários, a falta de investimentos na área e poucas de oportunidades para crescer deixam a desejar da profissão”, explica. “As enfermeiras, por outro lado, têm mais problemas com a cultura do seu trabalho e com as pessoas com quem trabalham”.

Se identificou com alguma dessas citadas? Veja abaixo a lista completa das 10 profissões mais felizes e infelizes:

Profissionais mais felizes (0 a 5)
CargosPontuação
*CareerBliss
Agente Imobiliário4,26
Engenheiro de Qualidade Sr.4,23
Representante de Vendas Sr.4,19
Superintendente de Construção4,10
Desenvolvedores de Aplicativos Sr. 4,08
Gerente de Logística4,07
Gerente de Construção4,06
Assistente Administrativo4,04
Engenheiro de Redes de Comunicação4,02
Assistente de Controladoria4,02
Profissionais mais infelizes (0 a 5)
CargosPontuação
*CareerBliss
Advogado Associado2,89
Atendimento ao Cliente3,16
Balconista3,18
Enfermeiro3,22
Professor3,22
Coordenador de Marketing3,31
Assistente Jurídico3,38
Técnico em Farmácia3,39
Especialista em Suporte Técnico3,41
Gerente Geral3,44