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SÃO PAULO – A remuneração inadequada, a falta de expectativa reais de crescimento, a deficiência ou ausência de treinamento são alguns dos motivos que contribuem para que o profissional se desmotive com o seu emprego.
A especialista em gestão de pessoas e gerente de Desenvolvimento Humano Organizacional da ProPay, Dilma Rios, afirma que outro fator crítico que contribui com a desmotivação dos profissionais é a relação do líder e do liderado. Ela explica que o gestor é 90% responsável pelo clima, rendimento e resultados de sua equipe, o que reflete diretamente na motivação destes profissionais. “A boa interação com o gestor faz com que os colaboradores sintam-se mais motivados e, assim, contribuam mais para os bons resultados do negócio.”
Proximidade
Para a especialista, a melhor de de todas as iniciativas para motivação é a proximidade entre líder e liderado. Pensando nisso, ela apontou 10 iniciativas simples que os gestores podem aplicar na equipe para ter profissionais mais motivados. Confira:
- Realize feedback individual: além de estabelecer uma relação de confiança, o líder fica mais sensível aos talentos e oportunidades de seus funcionários;
- Tenha uma caixinha de sugestões: nela a equipe poderá compartilhar ideias, críticas e sugestões que o gestor não tenha pensado ou percebido;
- Tenha uma política de portas abertas: o chefe sempre estar pronto a receber os seus funcionários em sua sala;
- Seja transparente: não existe nada melhor do que trabalhar em uma empresa que mostre as vagas que estão abertas, os pré-requisitos e os detalhes do processo seletivo;
- Conheça o cenário: é preciso saber qual é o momento da empresa e sempre pontuar a equipe para que não haja expectativas frustradas;
- Tenha um bom Plano de Benefícios: no caso do Vale Refeição, por exemplo, a dica é solicitar uma pesquisa do ticket-médio e buscar cumprir este valor;
- Realize eventos sazonais: Páscoa, Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal são ótimas oportunidades para realizar campanhas estratégicas de motivação;
- Comemore as conquistas com os funcionários sempre: é muito bom saber que a vitória é da equipe e não apenas do gestor.
- Promova a interação: promova almoço com o time, comemore os aniversariantes do mês, compre presentes entre os membros da equipe, com efeito Robin Hood (ou seja, quem ganha mais paga mais), assim não pesa pra ninguém.
- Conheça as pessoas em sua individualidade: um ótimo líder conhece as fortalezas e as fraquezas de cada profissional e os trata como sujeito.