Carreira

10 dicas para jovens que estão começando no primeiro emprego

Sair da faculdade e se jogar no mercado de trabalho não é fácil

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Entrar no mercado de trabalho após terminar a faculdade não é uma tarefa fácil, mas uma situação bem intimidante. O jovem profissional pode até saber mais ou menos o que esperar, mas com certeza algumas coisas serão novidades.

Pensando nisso, o site Glassdoor reuniu dez dicas para ajudar jovens que estão começando no primeiro emprego. Confira:

1- O ritmo vai acelerar rapidamente: assim que passar a fase das papeladas e integração, as coisas vão começar a andar rápido. Você terá tarefas para fazer quase que imediatamente e será preciso organizar um plano para conseguir dar conta de tudo. Para não ficar perdido, tente se organizar o mais rápido possível.

Aprenda a investir na bolsa

2- Você terá muitas coisas para resolver por conta própria: você não está mais no estágio, em que todas as atividades são supervisionadas. Agora você terá que fazer as coisas de forma independente, realizando todas as tarefas designadas e cumprindo prazos. Não tenha medo de fazer muitas perguntas no começo, para se certificar de que você está fazendo as coisas da forma correta. Além disso, você não receberá tanto feedback quanto nos tempos de estágio, então não espere receber uma crítica, seja ela positiva ou negativa por cada tarefa completa. Caso esteja preocupado com o seu desempenho, procure o chefe e pergunte.

3- A sua opinião importa: além de ser independente, você também terá de ser criativo. Seu chefe e sua equipe vão esperar que você traga ideias, pense em novos métodos e processos, identifique problemas e traga soluções, por isso, não tenha receio de compartilhar suas ideias em reuniões. Não é apenas porque você é novo na empresa que sua opinião não será levada em consideração, afinal você foi contratado por um motivo e ser inovador vai te ajudar a crescer e se movimentar na empresa.

4- Coloque em enfase o aprendizado: embora esperem que você execute as suas tarefas de maneira independente, não pense que precisa saber como fazer tudo. Afinal, o primeiro emprego também envolve o aprendizado. Aprenda a gerenciar o seu tempo, cumpra os prazos e trabalhe em equipe, e caso a sua empresa forneça oportunidades de qualificação, como bolsas de estudo ou descontos em cursos, não deixe de aproveitá-las.

5- Responda os e-mails em tempo hábil: dependendo do seu perfil, você pode não estar acostumado a responder e-mails frequentemente ou com a velocidade necessária. Porém, no ambiente de trabalho, é essencial responder as mensagens em tempo hábil, de preferência no máximo até 24 horas depois de ter recebido o e-mail. Mas preste atenção e leia suas respostas com cuidado: ser rápido não é desculpa para erros de gramática ou de ortografia.

6- Networking continua sendo importante: não é porque você conseguiu um emprego que não precisa mais continuar com networking, pois alimentar uma rede de relacionamentos será fundamental ao longo de toda a sua carreira. Participe de eventos da empresa, vá a feiras e congressos do setor e conheça os seus colegas. Isso será importante para o seu futuro, seja para quando você trocar de emprego ou para colaborar em um projeto.

7- Envolva-se em atividades em seu tempo livre: na faculdade, era muito fácil fazer atividades extracurriculares. Agora que está no “mundo real”, precisa fazer um esforço para continuar ativo. Junte-se a grupos de ex-alunos, a organizações profissionais ou de voluntariado. Vá para o happy hour com seus colegas de trabalho.

PUBLICIDADE

8- Mantenha o controle de suas realizações: ao longo de toda a sua carreira, e especialmente em seu primeiro emprego, você deve manter um registro de tudo o que faz. Seja os artigos que escreve, os relatórios que produz, as ideias que leva para reuniões, apresentações para clientes, planejamento de um evento ou uma campanha de marketing. Mantenha em arquivo todas as conquistas e realizações, para poder discutir com seu chefe ou até em futuras entrevistas de emprego.

9- Seja profissional: ser profissional sempre vai lhe ajudar a crescer na carreira, por isso chegue sempre na hora, seja cortês e vista-se de maneira adequada.

10- Seja positivo: seu primeiro emprego pode ser exaustivo no início e algumas de suas tarefas podem acabar virando tediosas. Em cada etapa, tente manter uma atitude positiva, esteja você estressado ou cansado. Pessoas que reclamam de seus empregos não são tão bem-sucedidas como aqueles que não se queixam o tempo todo.